Por Maria Moura
Na tarde desta terça-feira (31) representantes da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), secretários de saúde, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e assistentes sociais de Picos e macrorregião se reuniram no auditório do Picos Hotel para receber as primeiras orientações acerca do programa, que realizará sua primeira etapa na região nos últimos dias de fevereiro.
Instalado em agosto de 2011 e custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ceir Móvel vem distribuindo produtos ortopédicos a pessoas carentes de todo o Estado. Os pacientes são cadastrados e tem suas medidas tiradas para que os produtos ortopédicos sejam confeccionados sob medida. Na segunda etapa do programa, os produtos são entregues pela equipe do Ceir Móvel.
“O médico vai identificar qual a necessidade do paciente, então serão levantados os documentos e encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde, que fará o requerimento formal e o agendamento para a visita da unidade do Ceir Móvel”, explica Raimundo Reis, responsável pelo Centro de Reabilitação do Hospital Regional Justino Luz (HRJL). De acordo com ele, não há limite para o número de beneficiados pela ação.
O caminhão do Ceir Móvel estará em Picos de 27 de fevereiro a 1º de março atendendo à demanda de pessoas com deficiência física ou motora.
Riachaonet