Matéria / Esportes

Nos pênaltis, Palmeiras vence Corinthians e conquista Paulistão após 12 anos

Num Dérbi com final emocionante, Verdão abre o placar com Luiz Adriano, vê Timão empatar no último lance do jogo em pênalti infantil, mas ganha na disputa de penalidades

08/08/2020 | Edivan Araujo
Felipe Melo levanta a taça do Palmeiras campeão / Foto: Marcos Ribolli

Mesmo cenário, mesmo rival, final diferente. Dois anos depois da polêmica final de 2018, o Palmeiras deu o troco no Corinthians, venceu nos pênaltis após empate por 1 a 1 na tarde deste sábado, na arena, e é o novo campeão paulista. Depois de 12 anos, o Verdão volta a reinar no estado de São Paulo e encerra um jejum que incomodava – apesar de ter vencido duas Copas do Brasil e dois Brasileiros desde 2008, conquistar um título sobre o maior rival tem seu gosto especial. Mas foi no sufoco: depois de Luiz Adriano abrir o placar, Gustavo Gómez cometeu pênalti em Jô no último minuto de jogo e possibilitou o empate do rival. Nas penalidades, porém, Weverton pegou duas cobranças, e Patrick de Paula fez o gol do título. Veja os melhores momentos:

Os melhores momentos de Palmeiras 1 (4 x 3) 1 Corinthians pela final Campeonato Paulista

Os melhores momentos de Palmeiras 1 (4 x 3) 1 Corinthians pela final Campeonato Paulista

  • Os pênaltis

    Weverton e Cássio começaram pegando as cobranças de Michel Macedo e Bruno Henrique. Depois, todos no Verdão fizeram: Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Patrick de Paula. No Timão, Sidcley e Jô marcaram, mas Cantillo parou nas mãos de Weverton. Coube a Patrick fazer o gol decisivo.

  • Galeria de títulos

    Palmeiras vai aos 23 títulos paulistas, ultrapassando o Santos e se isolando na segunda posição no ranking do Paulistão. O Corinthians ainda é líder, com 30 taças, mas teve frustrada a chance de buscar um tetracampeonato inédito em sua história – venceu em 2017, 18 e 19. Em finais contra o Corinthians, o Palmeiras abriu vantagem.

    Felipe Melo levanta a taça do Palmeiras campeão

    Felipe Melo levanta a taça do Palmeiras campeão (Foto: Marcos Ribolli )

  •  
  • Luxa é penta no Verdão

    O Palmeiras não conquista um Campeonato Paulista sem Vanderlei Luxemburgo desde 1976. A escrita se manteve neste sábado: depois de ganhar com o Verdão em 1993, 94, 96 e 2008, Luxa voltou ao Verdão para dar DNA vencedor a um elenco recheado de bons jogadores, mas que ainda não havia dado boas respostas recentemente. O penta de Luxa é para o palmeirense comemorar – e muito! Ele também é o técnico maior campeão do Paulistão na história.

    Luxemburgo e a medalha no peito: rotina no Palmeiras

    Luxemburgo e a medalha no peito: rotina no Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

  • O herói do título!

    Cria da base do Palmeiras e em crescimento como titular, Patrick de Paula, de 20 anos, mostrou personalidade durante todo o Paulistão, já havia classificado o Verdão para a final com um gol contra a Ponte Preta e não se escondeu no momento mais decisivo. Pegou a bola para o último pênalti e bateu bem, sem chances para Cássio.

    Os gols de Palmeiras 1 (4 x 3) 1 Corinthians pela final do Campeonato Paulista 2020

    Os gols de Palmeiras 1 (4 x 3) 1 Corinthians pela final do Campeonato Paulista 2020

  • Dessa vez quase deu...

    O Corinthians ficou a um pênalti do tetracampeonato paulista inédito em sua história. Quando ninguém mais esperava uma reação, Jô sofreu pênalti de Gustavo Gómez no último minuto, converteu a cobrança e levou a decisão para as penalidades. Mesmo com momento psicológico favorável, o Timão errou batidas com Michel Macedo e Cantillo, e Cássio só pegou a cobrança de Bruno Henrique. No fim, o vice serve de consolo para um time que chegou a se preocupar com rebaixamento.

    GOL DO CORINTHIANS! Jô bate com força no canto esquerdo de Weverton. 51' 2T.

    GOL DO CORINTHIANS! Jô bate com força no canto esquerdo de Weverton. 51' 2T.

  •  
  • Primeiro tempo

    Palmeiras e Corinthians entraram em campo mais dispostos a jogar futebol do que na quarta-feira, o que não significa que o jogo tenha sido empolgante. Foram 12 finalizações – cinco do Palmeiras, sete do Corinthians – e a chance mais clara nos pés de Willian, que recebeu passe de Zé Rafael dentro da pequena área, entre quatro marcadores, e viu Cássio fazer defesa espetacular. O Verdão, de novo sem um meia, teve Gabriel Menino e Patrick de Paula errando mais do que o normal. O Timão contou com um Luan mais ligado, roubando bolas, girando o jogo e até criando chances, como num chute de Ramiro defendido por Weverton e num passe para Jô fazer o gol – o impedimento foi marcado corretamente no lance.

    Willian batendo forte na pequena área. Cássio se joga com tudo para fazer uma defesaça! 6' 1T.

    Willian batendo forte na pequena área. Cássio se joga com tudo para fazer uma defesaça! 6' 1T.

  • Segundo tempo

    Luiz Adriano, de cabeça, marcou logo aos três minutos após cruzamento de Viña. O Corinthians sentiu demais o gol e não deu muitos sinais de reação, nem com as entradas de Araos e Cantillo, que melhoraram a circulação de bola no meio-campo. No fim, até o goleiro Cássio foi para a área em busca de um milagre. Que veio na forma de pênalti infantil cometido por Gustavo Gómez em Jô. O centroavante bateu sem chances para Weverton e levou a decisão para as penalidades máximas.

    GOL DO PALMEIRAS! Luiz Adriano na área, que sobe mais que Avelar para cabecear no cantinho de Cássio. 3' do 2T.

    GOL DO PALMEIRAS! Luiz Adriano na área, que sobe mais que Avelar para cabecear no cantinho de Cássio. 3' do 2T.

Fonte: G1

Facebook