POR JOSÉ MARIA BARROS
Com o objetivo de debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e do fortalecimento da interação entre sociedade e governo, está sendo realizada em Picos nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), a I Conferência Regional Sobre Transparência e Controle Social – Consocial.
O evento foi aberto às 9 horas da manhã pelo prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB) e prosseguirá até as 18h30 com a eleição dos delegados à conferência estadual e entrega dos certificados aos participantes representantes de 57 municípios.
Presentes a abertura do evento o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnologico, deputado Warton Santos (PMDB); presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Bocaina, Francisco Macedo Neto (PP), prefeitos da região, vereadores, representantes de entidades de classes e movimentos populares e técnicos de mais de 50 municípios.
O encontro em Picos se constitui na etapa preparatória à Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, que acontecerá em Brasília no período de 18 a 20 de maio deste ano. Já a conferência estadual está prevista para os dias 12 e 13 de abril próximo, em Teresina.
Programação
Após a abertura oficial, um grupo de bailarinas se apresentou no palco e em seguida o presidente da comissão organizadora do evento, Evilásio da Luz Moura fez a apresentação da Consocial. Houve ainda painel e contextualização do texto base feito por representantes do governo do estado.
Ainda pela manhã os grupos de trabalho fizeram a discussão dos eixos e elaboração de propostas e à tarde, plenária de orientação e apresentação das diretrizes/propostas realizadas em cada Eixo-Grupo e priorização das propostas. Das 18 às 18h30, plenária final para divulgação das propostas mais priorizadas e resultado da eleição e apresentação dos delegados à conferência estadual.
Importância
Para o presidente da APPM e prefeito de Bocaina Francisco Macedo, essa iniciativa é muito importante, pois mudanças estão acontecendo no tocante à transparência e controle social por parte dos órgãos públicos e fiscalizadores e regularizadores. “Então, perde aquele que não vem ou que não manda os seus controladores e contadores para o debate”, ressalta.
Fonte: GP1