Matéria / Educacao

Projeto de Lei que criou a disciplina História e Cultura Picoense ganha apoio de professores

O professor Mestre Higo Meneses foi um dos que apoio a ideia e participou das discussões de criação da disciplina

26/08/2020 | Edivan Araujo
Professor Higo Meneses / Fotos: AgoraED

Depois de votado, aprovado e sancionado pelo prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), o projeto de Lei que inclui no currículo das Escolas Municipais de Picos, a disciplina “História e Cultura Picoense”, e que tem como o objetivo fazer com que os alunos possam estudar, e resgatarem a história de cultura do município, vem recebendo apoio principalmente dos professores, com especialidade na área de história.

O autor desse projeto é o vereador Wellington Dantas (PT), que inclusive em seu pronunciamento na tribuna da Câmara, disse que o acréscimo da disciplina História e Cultura Picoense, é uma forma de fazer com que os alunos da rede municipal de ensino possam resgatar a historicidade do município através da cultura que é muito forte, e que sempre foi muito bem representada, mas se não houver um resgate ela poderá ser esquecida, ou seja, apagada, disse o parlamentar.

Vereador Wellington Dantas - Foto: Reprodução Instagran

Ainda durante a tramitação desse projeto de Lei na Câmara, ele foi amplamente discutir com professores, principalmente da área de História, e um dos que apoiou a ideia foi o professor historiador Higo Meneses, pois segundo ele, é preciso que a história do município continue viva na vida das pessoas, então uma forma de manter ela sempre presente é criar uma disciplina como essa para ser incorporada na grade curricular da rede municipal, comentou.

Professor Higo Meneses - Foto: Reprodução

“Venho aqui externar minha satisfação, visto que no dia 19 de agosto, dia do historiador, foi sancionado em Picos – PI, a Lei municipal nº 3.049/2020, que inclui a disciplina de História e Cultura Picoense no Currículo da rede municipal de ensino e obriga a cobrança da História do município nos próximos concursos públicos que o município realizar. Entendemos que a partir dessas ações a sociedade possa conhecer desde a infância nossas raízes, e com isso valorizar o nosso patrimônio histórico material e nossas tradições, bem como construir um sentimento de picoensidade, de pertencimento e amor a terra. O projeto foi apresentado a câmara pelo vereador Wellington Dantas e discutido com alguns professores e historiadores do município. A referida lei ainda prevê uma comissão para construção do currículo e do material didático para ser usado nas disciplinas. Preservar nossa História é um ato de cidadania. Segundo a Secretaria de educação do município, já está sendo providenciado todos os trâmites necessários para aplicação da lei”, frisou o professor Higo Menese.

Facebook