Foi através de uma denúncia anônima que policiais da 3º Delegacia Regional de Polícia Civil em Picos prenderam um dos acusados de assassinar o policial civil José André Pereira dos Santos (foto ao lado), em abril de 2009. Damião Bezerra Passos tinha mandado de prisão expedido pela 2ª Câmara Criminal de Teresina. A prisão aconteceu no município de Francisco Santos, em um posto de gasolina, no povoado 87, localizado às margens da BR 316, a 40 km de Picos.
O delegado Everton Ferreira de Almeida Ferrer, que acompanhava os três agentes de polícia civil que cumpriram o mandado de prisão, informou que Damião Passos não reagiu à prisão e que nas próximas horas deve ser removido para Teresina, local onde foi praticado o crime. “Comunicamos ao Tribunal de Justiça e ao juiz da comarca de Francisco Santos, bem como à família dele”, disse o Ewerton.
O policial civil José André Pereira dos Santos foi assassinado a tiros no dia 21 de abril de 2009 em um bar do bairro Porto Alegre, na zona Sul de Teresina. Desde então, o caso vem sendo investigado pela Comissão Investigadora do Crime Organizado – CICO.
RELEBRE O OCORRIDO (23/04/2009)
O policial civil José André Pereira dos Santos, de 42 anos de idade, foi morto a tiros em um bar do bairro Porto Alegre, na zona Sul de Teresina. O crime teria ocorrido após um desentendimento entre o policial e outros três homens. Os acusados teriam saído do bar e voltado em seguida armados. Três tiros atingiram o policial.
José André estava de folga, e era lotado na Delegacia de Combate aos Crimes de Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo (DECCOTERC).
O policial que residia no bairro Loteamento Porto Alegre, teve morte imediata no local do crime. O corpo de José André foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Teresina (IML).
Fonte: Com informações da Polícia Civil