Matéria / Esportes

Brasil faz em Tóquio a melhor Olimpíada da história

O recorde de medalhas supera a classificação na Olimpiadas do Rio 2016

08/08/2021 | Redação
Atletas brasileiros se destacaram nesta olímpiada / (Foto: Olimpiada Todo Dia)

 

 

O Brasil bateu o recorde de pódios de todos os tempos, igualou o número de ouros da Rio-2016 e fechou em Tóquio sua melhor participação em Jogos Olímpicos. Com sete ouros, seis pratas e oito bronzes, o país terminou a Olimpíada na 12.ª posição no quadro de medalhas, uma acima da conseguida em 2016.

O resultado mostra um crescimento do esporte olímpico brasileiro, que, nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, também conseguiu seu melhor desempenho ao ficar em segundo lugar no quadro de medalhas. Curiosamente, tanto a competição no Peru quanto os Jogos de Tóquio tiveram cobertura in loco do Olimpíada Todo Dia, que nasceu em setembro de 2016 e continua mostrando que não só veio para ficar como veio também para ser pé-quente.

Havia a expectativa do recorde de medalhas de ouro do Brasil ser quebrado. Na véspera, com as conquistas do futebol masculino, de Hebert Conceição, no boxe, e Isaquias Queiroz, na canoagem, dia mais vitorioso da história do país em todos os tempos, o número de títulos olímpicos da Rio-2016 foi igualado.

No último dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Brasil disputou duas finais, mas tanto Beatriz Ferreira, no boxe, quanto a seleção de vôlei feminino foram derrotadas e ficaram com a medalha de prata. Se tivessem vencido, a colocação final subiria apenas uma posição e o país teria terminado em 11.º.

Das 21 medalhas do Brasil, nove foram conquistadas por mulheres, outra marca histórica para a delegação brasileira. Além disso, Rebeca Andrade é a única atleta do país que conquistou mais de um pódio (prata no individual geral da ginástica artística e ouro no salto) na competição, tanto que foi homenageada sendo escolhida para ser a porta-bandeira na cerimônia de encerramento. Dos esportes, skate e boxe foram os mais premiados com três medalhas cada.

Confira as medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio:

 

Ouro

Ítalo Ferreira – Surfe
Rebeca Andrade – Ginástica Artística
Martine Grael e Kahena Kunze – Vela
Ana Marcela Cunha – Maratona Aquática
Isaquias Queiroz – Canoagem velocidade
Hebert Conceição – Boxe
Futebol masculino

 

Prata

Kelvin Hoefler – Skate Street
Rayssa Leal – Skate Street
Rebeca Andrade – Ginástica Artística
Pedro Barros – Skate Park
Beatriz Ferreira – Boxe
Vôlei feminino

 

Bronze

Fernando Scheffer – Natação
Bruno Fratus – Natação
Laura Pigossi e Luisa Stefani – Tênis
Thiago Braz – Atletismo
Alison dos Santos – Atletismo
Abner Teixeira – Boxe
Mayra Aguiar – Judô
Daniel Cargnin – Judô

 

Fonte: Olimpíada Todo Dia

Facebook