
O Governo do Estado teve a solicitação de empréstimo aprovada pelo Banco Mundial no valor de R$ 600 milhões. De acordo com informações do poder estadual, o maior percentual do valor será utilizado para o pagamento de dívidas do Estado. O empréstimo deve passar agora pelo crivo daequipe econômica do Governo Federal e da Comissão de Finanças do Senado.
É preciso também a aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Segundo informações do Governo, as etapas seguintes da operação de crédito deverão acontecer de forma célere devido à aprovação do empréstimo pelo Banco Mundial e do reconhecimento do Governo Federal das boas capacidades de endividamento e de pagamento do Governo do Piauí.
"O empréstimo foi aprovado no dia 6, por estar bem direcionado, ajustado aos programas do Banco", informou o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB) através de sua assessoria. A previsão é que o dinheiro chegue de fato no Estado nos próximos meses. Atualmente, a dívida intralimite para a qual será destinada boa parte dos recursos consome R$ 35 milhões mensais do Executivo Estadual.
"Vamos trocar uma dívida que hoje é cara para o Estado, por uma com os juros mais baixos praticados atualmente. Com isso, poderemos ampliar os investimentoscom os recursos próprios do Estado", disse o governador Wilson Martins. Além do pagamento da dívida, os recursos oriundos do empréstimo serão aplicados em programas de infraestrutura, nas áreas básicas, como saúde e educação, e no apoio a Arranjos Produtivos Locais.
Fonte: Jornal O DIA