Na manhã desta sexta-feira, 19 de novembro, o Colégio São Judas Tadeu de Picos promoveu a I Gincana de Matemática com o tema "Todos unidos por uma mesma ciência" com os alunos e alunas do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio.
O projeto foi idealizado pelo professor de Matemática, Erivelton Santos, e mobilizou dezenas de alunos e alunas a participarem de competições relacionadas ao ensino da Matemática.
De acordo com o professor Erivelton, a Gincana foi desenvolvida com o objetivo de promover novas experiências estudantis, trazendo o aluno ao mundo matemático de forma lúdica, divertida e prazerosa:
"A realização da Gincana de Matemática como estratégia de aprendizagem é um exemplo de como Matemática e a felicidade podem andar juntas. O uso de jogos e desafios, se convenientemente planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático. A Gincana da Matemática estimula o aluno a usar seus conhecimentos prévios na construção de sua estrutura de pensamento. Tendo em vista que os conceitos e fundamentos da matemática têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências e inúmeros aspectos práticos da vida cotidiana", justifica.
Ainda segundo ele, a organização do evento só foi possível por causa do empenho e do esforço de cada aluno e de cada aluna:
"Por causa da pandemia, nossos(as) alunos e alunas passaram praticamente 2 anos em casa, o que impossibilitou a realização de trabalhos, de feiras culturais, de gincanas e das atividades escolares como um todo. E a ideia surgiu há cerca de um mês. Eu e os demais professores de matemática do São Judas Tadeu mobilizamos nossos alunos e nossas alunas e eles(as) se dedicaram ao máximo que nosso evento atingiu uma grandeza maior que imaginávamos. É muito gratificante fazer os meus alunos e minhas alunas sorrirem novamente. O sentimento é de gratidão a todos que contribuiram para a realização desta Gincana".
Para o diretor-geral do Colégio São Judas Tadeu, Daniel Bonfim, a proposta do evento superou às expectativas, pois: "cumpriu com o nosso propósito que é promover a alegria e a satisfação aos nossos estudantes. A ideia da gincana foi genial e o resultado foi extraordinário. Nós, do Colégio São Judas Tadeu, nos sentimos orgulhosos. Sempre valorizaremos e apoiaremos metodologias que maximizem o aprendizado dos nossos alunos e alunas!".
Por fim, Daniel Bonfim afirma que: "Nós do São Judas Tadeu acreditamos na superação dos nossos alunos e trabalhamos para capacitá-los ao máximo. Aplicamos uma metodologia especial que possibilitou que eles e elas aprendessem a matemática de uma forma diferente e o resultado foi extraordinário", conclui.
A Gincana
A gincana foi dividida entre duas equipes: a equipe Alpha (uniforme rosa) e equipe Meraki (uniforme vermelho). Após a realização de todas as provas, a equipe Alpha sagrou-se campeã da competição.
As provas realizadas
- Prova da urna (coloca – se numero em uma urna e o aluno ao sortear o número responderá a questão que estará no slide relativo ao número retirado);
- Torta na cara (ao responder perguntas, o aluno que acertar tem o direito de dar uma tortada no rosto do colega, porém se errar leva a tortada);
- Paródia (com relação a termos matemáticos);
- Partida de xadrez;
- Montagem de Cubo Mágico;
- Apresentação do maior numero de casas do ´"PI";
- Jogos educativos diversos e materiais didáticos diversos.