O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente coronel Wagner Torres, esteve reunido na noite de ontem, terça-feira, dia 13, com a comunidade do bairro São José e naoportunidade anunciou a implantação doPrograma Ronda Cidadão naquele bairro.
A reunião aconteceu no Salão Paroquial da Igreja de São José Operário, que na ocasião ficou lotado de homens e mulheres dentre os quais donas de casa, professoras, comerciantes, profissionais liberais, estudantes, jovens e idosos que residem naquele bairro. O vereador Irmão Zé Luiz e o padre José Valmir de Lima, que dirige a referida paróquia, também participaram da reunião.
Em sua explanação, o comandante Wagner Torres falou um pouco de sua trajetória como policial militar, enfatizando os desafios e vitórias alcançadas, segundo ele, pelo intermédio de Deus. Destacou ainda o pedido do governador Wilson Martins para cuidar da segurança de Picos, encarando isso como mais uma missão em sua vida.
Sobre o Programa Ronda Cidadão, Wagner Torres disse que ele estará funcionando ainda este mês, sendo que o bairro São José, por ser o mais populoso de Picos e com índices de criminalidade um pouco elevados, foi o escolhido para ser projeto piloto do programa.
O comandante do 4º BPM também explicou que o Ronda Cidadão consiste em delimitar algumas áreas do bairro com a permanência constante da viatura e policiais que passarão a conhecermelhor a rotina dos moradores e estes conhecendo também os policiais que atuam naquela área, proporcionará uma confiança mútua entre a PM e a população. “Com isso, o morador que necessitar da polícia, vai ligar para o celular da viatura. O policial, ao atender, vai saber de quem se trata e o atalho mais fácil para chegar até o local da ocorrência” – comentou.
Wagner Torres anunciou ainda que os policiais selecionados para o Ronda Cidadão já estão participando do treinamento e a implantação oficial do programa ainda este mês, pelo governador Wilson Martins, deverá ocorrer no mesmo dia da inauguração da nova sede do 4º BPM, localizada no bairro Pantanal.
Tenente Coronel Wagner Torres - Foto: JP Leal
Fonte: Riachaonet