Matéria / Esportes

Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta em Abu Dhabi e é campeão da F1

Holandês largou da pole, chegou a perder liderança para rival, mas recuperou posição no final da prova para se tornar o primeiro holandês campeão da história; Hamilton e Sainz completam pódio

12/12/2021 | Redação
Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta em Abu Dhabi e é campeão da F1 / Foto: Reprodução

Por Redação ge — Abu Dhabi, Emirados Árabes

Com emoção do início até a bandeirada, Max Verstappen reconquistou na volta final do GP de Abu Dhabi a liderança que perdeu no começo da corrida neste domingo, para abraçar a vitória que lhe rendeu seu primeiro título na Fórmula 1. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton na largada e chegou a tocar no rival na curva 1. No entanto, no fim da prova um safety car acionado por uma batida de Nicholas Latifi permitiu que Max se aproximasse do rival e o superasse no 58º giro. Carlos Sainz completa o pódio, em terceiro.

A dupla protagonizou uma rivalidade ferrenha em 2021. Revezando-se na liderança do campeonato de pilotos ao longo do ano, chegaram no Circuito de Yas Marina empatados em 369,5 pontos. Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen anotou 26 tentos que lhe mantiveram na ponta do Mundial, com 395,5 pontos - oito a mais que Hamilton.

Max Verstappen recebe bandeirada em primeiro lugar no GP de Abu Dhabi da F1 — Foto: Kamran Jebreili - Pool/Getty Images

Max Verstappen recebe bandeirada em primeiro lugar no GP de Abu Dhabi da F1 — Foto: Kamran Jebreili - Pool/Getty Images

Hamilton liderou 57 das 58 voltas da prova no Circuito de Yas Marina. Porém, o safety car que decidiu o resultado da corrida e do campeonato veio no 54º giro: Nicholas Latifi, da Williams, bateu na barreira de proteção na curva 9 quando disputava uma posição com Mick Schumacher.

Assim como as etapas anteriores, o GP de Abu Dhabi teve contato entre os protagonistas do campeonato: depois de perder a liderança na largada, Verstappen espalhou o carro sobre o rival da Mercedes. Os dois chegaram a tocar pneus, mas Hamilton manteve a posição ao sair pela área de escape.

Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na última volta do GP de Abu Dhabi — Foto:  Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na última volta do GP de Abu Dhabi — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes garantiu com o segundo lugar em Yas Marina seu oitavo título de construtores, anotando 613,5 pontos contra 585,5 da rival RBR. Companheiro de Hamilton na equipe alemã, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação no Mundial.

O terceiro lugar de Carlos Sainz em Abu Dhabi garantiu o quarto pódio em do espanhol 2021. Com os 15 pontos, o piloto da Ferrari superou novamente o colega Charles Leclerc e fechou o ano na quinta colocação do campeonato de pilotos, atrás das duplas da Mercedes e RBR.

Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam após o GP de Abu Dhabi  — Foto:  Lars Baron/Getty Images

Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam após o GP de Abu Dhabi — Foto: Lars Baron/Getty Images

O resultado também consolidou a escuderia italiana na terceira colocação do campeonato de construtores, superando o debilitado sexto lugar em 2020 - sua pior temporada nos últimos 40 anos. O time disputou o posto de terceira força da F1 em 2021 contra a McLaren, quarta colocada.

A disputa deste domingo marcou uma série de despedidas: Kimi Raikkonen deixa a Alfa Romeo e a F1 após 20 anos na categoria e seu colega de equipe Antonio Giovinazzi, que não teve o contrato renovado, seguirá para a Fórmula E em 2022. O finlandês será substituído pelo compatriota Valtteri Bottas, que deixou a Mercedes para dar lugar a George Russell. O britânico de 23 anos se despediu da Williams.

Coincidentemente, a corrida de três dos quatro pilotos que despedem de seus times foi abreviada. Raikkonen, Giovinazzi e Russell abandonaram; Bottas ficou fora do pódio, em sexto lugar.

Kimi Raikkonen, acompanhado dos filhos e da esposa Minttu; piloto se despediu da F1 no GP de Abu Dhabi — Foto: Mario Renzi - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Kimi Raikkonen, acompanhado dos filhos e da esposa Minttu; piloto se despediu da F1 no GP de Abu Dhabi — Foto: Mario Renzi - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O grid ficou menor que nas provas anteriores do campeonato, já que Nikita Mazepin, da Haas, testou positivo para covid antes da largada. O brasileiro Pietro Fittipaldi, reserva da equipe, não pôde substituir o russo pois não participou de nenhuma sessão livre ou classificou-se com o carro do time americano. Assim, a Haas correu apenas com Mick Schumacher.

O GP de Abu Dhabi foi a 22ª e última etapa da temporada 2021. A F1 retorna em 20 de março de 2022, com o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir.

Top 10 do GP de Abu Dhabid a F1  — Foto: F1

Top 10 do GP de Abu Dhabid a F1 — Foto: F1

 

O pódio

 

VERSTAPPEN: "É uma loucura. Não sei o que dizer. Estou muito feliz pela equipe e por todos esses caras. Eu amo muito trabalhar com eles. Finalmente, hoje tive um pouco de sorte. Minha equipe sabe que eu os amo e quero fazer isso com eles pelos próximos 10 ou 15 anos!"

HAMILTON: "Em primeiro lugar, muitos parabéns ao Max e à sua equipe. Mas estou muito orgulhoso da minha própria equipe, demos tudo de nós. Me senti muito bem no carro nos últimos meses. Veremos o que acontece no próximo ano".

A largada

Hamilton reagiu mais rápido e ultrapassou Verstappen na reta com facilidade. Porém, o holandês veio por fora na curva 1 e espalhou o carro sobre o rival, tocando o pneu dianteiro esquerdo do piloto da Mercedes com seu traseiro direito. Apesar do contato, o britânico desviou pela área de escape e manteve a posição.

Largada do GP de Abu Dhabi da F1 2021 — Foto: ANP Sport via Getty Images

Largada do GP de Abu Dhabi da F1 2021 — Foto: ANP Sport via Getty Images

Logo atrás, Sergio Pérez mergulhou da quarta colocação e assumiu o terceiro posto de Lando Norris, que saiu da pista e caiu para quinto. Com o erro do britânico da McLaren, Carlos Sainz subiu de quinto para quarto lugar. Colega de Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas largou em sexto lugar e caiu para oitavo, superado por Charles Leclerc e Yuki Tsunoda.

Momentos-chave

1. Apesar das reclamações da RBR pelo rádio a Michael Masi, diretor de provas da Federação Internacional do Automobilismo, Hamilton foi isento de qualquer investigação por manter a liderança fora da pista. O inglês aproveitou e abriu 2s de vantagem sobre Verstappen na volta 6. Masi justificou a decisão dos comissários pelo fato do britânico ter sido empurrado para fora da pista pelo rival.

2. Na volta 12, Hamilton já abria 5s sobre Verstappen, calçando pneus médios. O holandês, perseguindo o rival da Mercedes, potencializou o desgaste dos compostos macios com os quais largou e alertou a RBR pelo rádio.

3. A sessão de pit stops começou na volta 14, com Verstappen visitando os boxes em uma rápida parada e trocando os pneus macios pelos duros. Ele voltou em quinto lugar, atrás de Norris, enquanto Leclerc pouco atrás passou direto pela área de escape e caiu para sétimo.

Hamilton parou no 16º giro, trocando os pneus médios pelos de faixa branca (duros). Com a parada do britânico, Pérez assumiu a liderança provisória; logo atrás, Bottas seguiu preso em oitavo.

4. Verstappen ultrapassou Norris e suou por uma volta inteira para, enfim, passar Sainz no 18º giro e assumir a terceira colocação. Na volta 20, Hamilton protagonizou um dos momentos mais tensos da corrida, quando teve que batalhar com Pérez para recuperar a liderança.

O britânico cercou o mexicano para superá-lo, mas o segundo piloto da RBR devolveu em X e retomou a liderança. No giro seguinte, Hamilton tentou um novo bote, porém, ficou no limite com a defesa de Pérez. A manobra de Checo beneficiou Verstappen, que diminuiu sua desvantagem sobre o piloto da Mercedes de 7s para apenas 2s. Hamilton, no entanto, conseguiu ultrapassar o mexicano e reassumir a ponta da prova.

5. O 349º e último GP de Kimi Raikkonen na F1 terminou mais cedo, após o finlandês travar os pneus e colidir com a barreira de proteção na curva seis, na volta 29. Campeão mundial em 2007 pela Ferrari, o piloto da Alfa Romeo se aposentará após duas décadas na categoria.

Pouco depois, foi a vez de George Russell se retirar de sua última corrida pela Williams, com um problema na caixa de câmbio.

6. O carro de segurança virtual foi acionado na volta 37 para a remoção do carro de Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. O italiano também se despede da equipe neste GP de Abu Dhabi; ele teve sua corrida final encerrada prematuramente por um problema de câmbio.

7. A RBR aproveitou o carro de segurança virtual para convocar Verstappen e Pérez aos boxes, dando aos dois novos conjuntos de pneus duros. A dupla voltou para a pista na mesma posição em que a deixaram, respectivamente segundo e terceiro - com Hamilton anotando 17s de vantagem sobre o holandês.

8. A dez voltas para a bandeirada, Verstappen conseguiu reduzir progressivamente a desvantagem para Hamilton, mas ainda registrando 11s de diferença.

9. Drama no fim: a quatro giros para a bandeirada, Nicholas Latifi bate após tocar pneus com Mick Schumacher em uma disputa por posição, na curva 9. O canadense da Williams atingiu com força a barreira de proteção, mas saiu do carro sem problemas. O acidente acionou um inevitável safety car que só deixou a pista a uma volta para o final.

A RBR decidiu convocar Verstappen para adotar pneus macios, mas a Mercedes determinou que Hamilton permanecesse na pista. Enquanto isso, Pérez também abandonou.

10. Em segundo lugar, Verstappen se aproximou da roda de Hamilton antes mesmo da bandeira verde liberar a disputa. Com a autorização da direção de prova, o britânico disparou na frente, mas foi ultrapassado pelo piloto da RBR na curva 5, perdendo a liderança. Hamilton ainda tentou responder na curva 9, mas sem sucesso.

 

Fonte: G1

Facebook