O Hospital Regional Justino Luz, localizado no município de Picos, realizou as primeiras cirurgias bucomaxilofaciais de alta complexidade, na quinta-feira, 20 de janeiro. Antes, apenas cirurgias de menor complexidade eram realizadas na unidade.
A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que tem por finalidade prestar assistência a pacientes que necessitam de tratamento para deformidades, traumas e patologias da face.
De acordo com o Cirurgião bucomaxilofacial, Kim Rafael Veloso, o fluxo de atendimentos de urgência e emergência nessa especialidade vem aumentando a cada ano com traumas de face e tratamentos de infecção.
“Percebemos um aumento no número de pacientes que necessitam de atendimento com traumas e casos cirúrgicos de face. Diversos fatores provocam isso, como o aumento significativo de acidentes em motocicletas sem o uso de capacete, casos de violência doméstica, acidentes de trabalho e acidentes durante práticas esportivas”, destaca o médico.
Esse serviço foi implantado no Hospital Regional Justino ainda na gestão do deputado estadual Pablo Santos, com procedimentos de menor complexidade. O deputado comemora os avanços. “Junto com o presidente da FEPISERH, Ítalo Rodrigues fizemos a solicitação à secretaria estadual de Saúde e ao Governo do Estado para a aquisição de instrumentos e materiais que possibilitassem ampliar o serviço, para a realização de cirurgias de alta complexidade. Logo fomos atendidos e está aí o resultado”, afirma o deputado.
De acordo com a diretora Geral do hospital, Genyana Leal, o Hospital Regional Justino Luz é referência no atendimento de urgência e emergência na região centro sul do Piauí. “Sem dúvidas, um novo cenário se abre ao realizamos cirurgias de face mais complexas para a população, quando antes pacientes mais graves eram transferidos para Teresina”, afirma.
O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, comemora mais um avanço do Hospital Justino Luz e destaca as ações de estruturação do Hospital. “Em 2020 o Justino Luz passou a fazer cirurgias por videolaparoscopia e, agora, implantamos mais uma modalidade cirúrgica. O hospital também é referência no tratamento de pacientes com AVC, sendo reconhecido internacionalmente. É um hospital que cresce em serviços e, sobretudo, na qualidade do atendimento”, destaca o presidente.
Fonte: ASCOM