A Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou na terça-feira (15) o Edital Nº 07/2022 com os procedimentos adotados na Instituição para ingresso de estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2022).
O edital apresenta informações sobre os documentos necessários para a matrícula institucional, disposição de vagas, comprovação de critérios exigidos para ocupação de vagas das cotas e formulários para o preenchimento.
As datas de matrículas on-line dos aprovados na Chamada Regular serão divulgadas ainda esta semana. As aulas do período 2022.1 estão previstas para o mês de junho.
Confira o edital SISU 2022.1.
Os candidatos têm até o dia 18 de fevereiro para realizar sua inscrição no site do SISU ou no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, ambos mantidos pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da Chamada Regular está previsto para 22 de fevereiro.
A Universidade vai ofertar 2888 vagas distribuídas entre 66 cursos dos campi de Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos para o semestre de 2022.1. Para disputar as vagas na UFPI pelo SISU, é necessário ter participado da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ter tirado nota mínima de 450 pontos na redação, bem como a média das notas de, no mínimo, 300 pontos. Na Instituição, 50% das vagas são destinadas para o ingresso de cotistas.
O Diretor de Administração Acadêmica, Leomá Matos, chama atenção dos candidatos para a divulgação de cronogramas e editais internos para a submissão dos documentos. Ele também orienta os alunos convocados nas vagas de ações afirmativas a apresentar no sistema a documentação respectiva à cota na qual foi selecionado. “Então, os estudantes da cota renda precisarão apresentar os comprovantes de rendimento de todos os membros do núcleo familiar. Já os selecionados para a cota racial e étnica terão que fazer os procedimentos de identificação, como vídeo e foto de perfil e frontal, além de documentação de autodeclaração”, explicou.
Procedimento de Matrícula Institucional
Para estudantes selecionados para vagas do sistema de cotas (Ações Afirmativas - AA), é necessário a comprovação de situação socioeconômica e/ou comprovação de deficiência por meio da submissão on-line de documentos no período estabelecido no cronograma (a ser divulgado). O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência.
Os candidatos pretos, pardos ou indígenas passarão também por uma etapa de heteroidentificação que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial para comprovação da condição exigida pela cota. O edital esclarece todos os requisitos necessários para que o procedimento de heteroidentificação ocorra de forma adequada.
Após cumprir a etapa das cotas, vem a submissão da documentação básica para a matrícula institucional que deve ser feita por candidatos cotistas que tiverem a documentação aprovada e por candidatos de ampla concorrência. Para efetuar a sua matrícula institucional, o candidato classificado deverá acessar o site www.ufpi.br/matriculagraduacao e submeter documentação correspondente ao tipo de vaga que concorreu.
Lista de Espera - Vagas não ocupadas na Chamada Regular serão preenchidas com as convocações da Lista de Espera. De acordo com o MEC, candidatos terão de 22 de fevereiro a 8 de março para manifestar interesse na Lista de Espera. Na UFPI, é comum serem lançadas três chamadas da Lista de Espera. As datas dessas convocações serão anunciadas ainda esta semana.
Confira como acessar o sistema de matrícula da UFPI
Com informações do Portal Meio Norte