Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão de abertura do Ano Legislativo de 2022

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Zé Filho

21/02/2022 | Redação
Os trabalhos foram presididos pelo vereador Zé Filho / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (19), a abertura do Ano Legislativo de 2022, onde contou com a presença da maioria dos vereadores. A sessão de abertura dos trabalhos foi presidida pelo presidente da casa, vereador José Marques Filho (Zé Filho – PP).

Na sessão de abertura o presidente deu boas vindas aos demais colegas e disse que espera que esse ano de 2022 seja de muito trabalho, o mesmo informou aos demais pares que por conta de uma agenda do prefeito Erivelto Barros (PP), o ele não pôde comparecer a sessão e concedeu a palavra na tribuna para os parlamentares se pronunciarem.

O primeiro vereador a usar a tribuna foi Lianaldo Leão (Naldo Leão - PP), que disse que estava satisfeito em retornar a casa, e aproveitou para apresentou um requerimento verbal reivindicando o repasse financeiro pelo governo do estado ao Hospital Municipal Jomásio dos Santos Barros. De acordo com o parlamentar do Partido Progressistas, os recursos que são oriundos do governo federal chegam ao estado, mas estão há três meses sem chegar ao município. O último foi em novembro.

Vereador Naldo Leão

Em seu pronunciamento ele destacou que vai requerer à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) a devida regularização.

“Os recursos saem do governo federal para o fundo estadual de saúde, a Sesapi. O governo federal fez a parte dele, transferiu o recurso de dezembro, janeiro e fevereiro. E o governo do estado não transferiu nem dezembro, nem janeiro e nem fevereiro. Estamos há três meses sem receber um centavo, por conta do governo do estado que se apoderou desse recurso que não lhe pertence. Pertence ao município”, disse.

De acordo com a direção do hospital, a informação que foi repassada ao vereador, em média por mês, o recurso é estimado em cerca de R$ 25.000, 00.

“Já é pouco por conta da inflação. Insumos, medicamentos, material de limpeza, tudo aumentou e o recurso continua o mesmo. Achando pouco o governo ainda atrasa. Estamos solidários com a administração da Dra. Wanderlene. Vamos procurar os meios legais e levar ao Ministério Público Federal já que se trata de verba federal”, acrescentou Naldo.

O vereador Cleudo Nilton (PP), ao se pronunciar disse que estava indignado com a situação que ouviu do seu colega Naldo Leão sobre os repasses do hospital municipal, e falou que isso é inadmissível, pois não se pode brincar com a saúde do povo e que as providências devem ser tomadas para resolver o problema, já que o governo federal estar cumprindo com suas obrigações que é a transferência dos recursos para a Sesapi, porque então o órgão estadual não transferi o recuso para sua origem, questionou ele.

Vereador Cleudo Nilton

“Isso é uma irresponsabilidade, estão brincando com a saúde de nossa população, é preciso tomar providências de forma urgente, e estamos aqui para apoiar em todos os sentidos, pode contar comigo para o que dê e vier”, falou o vereador.

Cleudo Nilton disse falou ainda que estava muito feliz em retornar os trabalhos na Câmara Municipal, e como parlamentar estava se colocando mais uma vez à disposição da população do município, e espera que a casa cumpra o seu papel fundamental que é de trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento do município de Bocaina, disse ele.

A vereadora Goretti Barros (PSB) ao fazer seu discurso agradeceu pela Vida e pela vacina que tem salvado milhões de vidas pelo mundo, a mesma agradeceu também aos servidores da saúde do município que tem se dedicado no combate ao Covid-19 todos os dias, e são graças a essas pessoas que a secretaria de Saúde do município tem conseguido vencer aos poucos esse vírus que tem ceifado muitas vidas, falou ela.

Vereadora Goretti Barros

Goretti Barros disse também que estava muito feliz por estar iniciando mais um ano legislativo, com uma expectativa muito boa de dias melhores para todos e aproveitou para desejar aos seus colegas vereadores um excelente ano de trabalho, pois a mesma aprendeu que nunca se deve esperar o futuro chegar, pois deve sim, ir à luta e fazer acontecer com trabalho, dedicação e persistência, finalizou a parlamentar.

O vereador Antônio Filho (Tunico - PP) se pronunciou na tribuna para apoiar o requerimento feito pelo vereador Naldo Leão, e disse que votaria a favor, pois depois do que ouviu, jamais poderia ficar calado diante de uma situação tão irresponsável de um governo que estar se mostrando cada vez mais sem compromisso com a população do município, e que a Câmara deverá se manifestar para cobrar também uma resposta urgente da Sesapi, pois ela tem que explicar porque não estar repassando o dinheiro que não é dela, criticou o vereador.

Vereador Tunico

Tunico disse também eu estava feliz em poder estar retornando aos trabalhos naquela casa legislativa, e espera que o ano de 2022 seja de muito trabalho em prol da população bocainense, frisou.

O vereador Eriberto Silva (Beto - PT) parabenizou o presidente da Câmara, vereador Zé Filho, que assumiu os trabalhos no mês de janeiro e disse que estar com uma ótima expectativa para esse ano de 2022, pois no ano passado o Poder Legislativo trabalhou bastante e espera que nesse ano os trabalhos continuem da mesma forma.

Vereador Eriberto Filho (Beto - PT)

“Vamos continuar trabalhando pela população de nosso município, e como vereador me coloco mais uma vez à disposição de todos sempre através do diálogo e buscando melhorias para nossa população”, falou Beto.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Filho, declarou desempenhar o bom trabalho em consonância com os demais parlamentares. “Esperamos desenvolver um trabalho que venha atender as aspirações dos nossos munícipes e também trabalhar de acordo com os colegas, sempre combinando tudo, de acordo com o regimento interno e que tenhamos uma boa convivência esse ano”, declarou.

Presidente da Câmara, vereador Zé Filho

Sobre o requerimento apresentado na forma verbal, o presidente Zé Filho reafirmou que “tem total apoio da Câmara Municipal porque a saúde é de grande necessidade para o nosso município. É algo que não pode ser deixado para depois. Tem que ser pra hoje mesmo. Se tem a despesa mensal tem que ter o recurso para cobrir essa despesa mensalmente”.

Da Redação

Texto complementar: Willians Sousa

Facebook