Uma menina autista de 11 anos, que era mantida acorrentada pelo pé na casa onde morava com a mãe no município de Buriti dos Lopes, foi resgatada por uma equipe do Conselho Tutelar local.
A situação foi descoberta após uma denúncia anônima feita ao Conselho Tutelar que, ao analisar o vídeo onde a menina aparece semi nua e suja, acorrentada pelos pés, em um ambiente escuro e de vulnerabilidade, acionou o Grupamento da Polícia Militar (GPM).
Ao chegarem no local, o resgate constatou a condição em que a menina era mantida pela mãe, que foi presa.
Aos policiais, a responsável pela menor e outro casal de adolescentes, alegou que mantinha a filha acorrentada para evitar que a mesma fugisse.
Outra informação apurada pelo Conselho Tutelar é que apesar de matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade, a menina não estava frequentando a unidade.
Depois do resgate, a criança foi entregue aos cuidados de outros familiares.
A mãe da menina foi encaminhada para a Central de Flagrantes da cidade de Parnaíba, onde prestou esclarecimentos e foi liberada. O caso está sendo acompanhado pela Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes e é investigado pela Polícia Civil.
O Cidadeverde.com não conseguiu contato com a família nem com a mãe da menina. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos sobre a situação.
Fonte: Breno Moreno
Portal Cidade Verde