O Palmeiras bem que tentou, mas não conseguiu eliminar o jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, contra o Coruripe-AL. Após vencer por 1 a 0 em Alagoas, o Verdão trouxe a decisão para Jundiaí e terá de enfrentar o time alagoano mais uma vez nesta quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília), no Estádio Jayme Cintra. Um empate é o bastante para classificar o Alviverde - em caso de vitória por 1 a 0 do adversário a decisão vai para os pênaltis. No entanto, ser eliminado nem passa pela cabeça dos jogadores alviverdes, que esperam evitar um desastre semelhante ao de 2002.
Na ocasião, o time foi eliminado pelo ASA, também de Alagoas, e os torcedores têm de aguentar gozações dos rivais até hoje. Por isso, o técnico Luiz Felipe Scolari, tricampeão da Copa do Brasil, nem cogita a possibilidade de poupar jogadores do confronto desta quarta para ter time descansado no clássico contra o Corinthians, pelo Paulistão, no próximo domingo.
O Coruripe, bicampeão alagoano (2006 e 2007), tem feito campanha irregular no estadual deste ano e comemorou como um título a derrota por somente um gol de diferença. Já em Campinas, onde está concentrado, o "Hulk" vem de derrota contra o ASA, no último domingo, por 2 a 0, e sabe da dificuldade de eliminar o Palmeiras. Ainda assim, acredita em uma “façanha”.
O jogo será realizado em Jundiaí por “culpa” do Santos, que já havia reservado o Pacaembu para enfrentar o Juan Aurich-PER, na quinta-feira, pela Taça Libertadores. A partida do Verdão também estava marcada para quinta, por isso a mudança. Mesmo com a antecipação, não seria possível ao Verdão jogar no estádio, já que, nesta quarta, o Corinthians recebe o Cruz Azul-MEX, pela competição continental, no local.
Mesmo fora da capital, o Palmeiras poderá se sentir em casa. Os ingressos de arquibancadas foram esgotados pela torcida verde.
O duelo será apitado por Leandro Junior Hermes, auxiliado por Roberto Braatz e Nadine Schram Câmara Bastos, todos paranaenses. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do duelo em Tempo Real, a partir da 19h. O SporTV transmite a partida para todo o Brasil.
Palmeiras: deve ir a campo com três atacantes, em razão dos importantes desfalques no duelo. Sem Valdivia e Daniel Carvalho, Felipão testou o time com Maikon Leite, Barcos e Ricardo Bueno na frente. A única dúvida permanece na lateral direita: Artur e Cicinho disputam a posição. Assim, o Verdão deve jogar com: Deola; Artur (Cicinho), Henrique, Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção e João Vitor; Maikon Leite, Barcos e Ricardo Bueno.
Coruripe: o Coruripe não deve ter mudanças em relação ao time que entrou em campo na primeira partida. Para tentar surpreender, a equipe alagoana joga com; Juninho; Rogério Rios, Jacó, Mello e Rogerinho; Geninho, Jota e Cleiton; Ivan e Washington.
Palmeiras: o Verdão não tem Valdivia, suspenso, e Daniel Carvalho, que apresentou lesão muscular na coxa direita última terça-feira. Além deles, Luan, Thiago Heleno e Fernandão, machucados, seguem fora. João Vitor terminou de cumprir o gancho pela expulsão no Brasileirão-2011 e está de volta à equipe.
Coruripe: o time do técnico Elenílson Santos joga completo, sem desfalques. O meia Adrianinho, um dos destaques no jogo de ida, foi negociado com o Confiança, de Sergipe.
Palmeiras: Barcos passou em branco na vitória palmeirense sobre a Ponte Preta, no último sábado. Com chuteira personalizada em contagem regressiva para chegar à marca de 27 gols prometida no início do ano, o argentino não quer passar o segundo jogo consecutivo sem marcar. No jogo de ida, marcou o gol da vitória e, com dois companheiros de ataque, espera fazer mais e classificar o Palmeiras sem sustos.
Coruripe: o experiente lateral-esquerdo Rogerinho foi um dos nomes do jogo na derrota para o Palmeiras da última semana. Rápido, chegou sempre em velocidade pela esquerda e deu muito trabalho à zaga palmeirense – revezando as subidas com o também perigoso lateral-direito, Rogério Rios. Agora, espera marcar o gol que esteve perto de sair em Alagoas.
Henrique, zagueiro do Palmeiras: “O Coruripe deu trabalho para nós, tiveram chances e, por isso, temos de ter cuidado”.
Wellington Pato, presidente do Coruripe: “Com determinação, se consegue tudo no futebol, independentemente do rival. A não ser contra o Barcelona, aí é diferente, fora do normal. Mas dentro do futebol, quem quer vencer e se aplica no jogo, consegue”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Quem passar do duelo entre Palmeiras e Coruripe enfrenta na segunda fase da Copa do Brasil o Horizonte-CE, que eliminou o América-RN (vencer por 2 a 0 em casa, perdeu pelo mesmo placar fora, e se classificou com vitória por 4 a 2 nos pênaltis).
* Campeão em 1998, o Palmeiras participa pela 17ª vez da Copa do Brasil. O Verdão só ficou fora das três primeiras edições (89/90/91) e em 2001, 2005, 2006 e 2009, quando estava disputando a Libertadores. Em duas oportunidades, decidiu o título, ambas contra o Cruzeiro, se sagrando campeão em 1998 e vice em 1996. Já em 92, 97 e 99, o Verdão chegou até as semifinais.
Palmeiras e Coruripe se enfrentaram pela primeira e, até o momento, única vez na história na última semana, no Estádio Rei Pelé, em Maceió: na última quarta-feira, estreia das duas equipes na Copa do Brasil desta temporada. Barcos marcou o gol da vitória do Verdão por 1 a 0, logo aos dois minutos de jogo. Bem fechado e perigoso nos ataques, o time alagoano segurou bem o resultado, trouxe a decisão para São Paulo e ainda teve chances para empatar.