Em virtude do aumento de casos de contaminação viral pelo mosquito Aedes Aegyptyi, a Prefeitura de Picos criou o Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Reunindo representantes de diversas pastas da Administração Municipal, o Comitê tem por finalidade acompanhar, avaliar e articular ações em prevenção à estas patologias.
Segundo dados da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Robsonclay Viana, o município picoense está em sinal de alerta devido à alta incidência de casos de Chikungunya que já superam a média prevista para todo o ano.
“Estamos num momento de alerta, afinal já temos casos confirmados de Dengue e em relação a Chikungunya já ultrapassamos a média anual de casos. Estamos avaliando as ações diariamente, onde já foram deslocados agentes de endemias para algumas áreas, bem como carro fumacê. As arboviroses são cíclicas e a cada três anos vão se modificando. Como tivemos um surto de dengue ano passado e possivelmente o vírus que está circulando esse ano é o mesmo do ano passado, teremos uma predominância de casos de Chikungunya, mas a precisão real teremos no final do semestre”, explicou o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robsonclay Viana.
Em se tratando das ações de combate ao mosquito, como a instituição do Comitê Intersetorial, Robsonclay Viana destacou que o mesmo está em processo de ativação, aguardando apenas a publicação oficial do Decreto no Diário Oficial dos Municípios.
“O Comitê já foi aprovado e sancionado pelo prefeito Gil Paraibano. Agora vamos começar a nos reunir para acompanhar e avaliar as ações da Secretaria de Saúde e de outros órgãos no combate ao mosquito. São vários órgãos municipais que vão atuar de forma integrada”, pontuou o coordenador.
Comitê Intersetorial
O Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus é formado pela Coordenação Administrativa da Secretaria de Saúde, Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, Conselho Municipal de Saúde e representantes das Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e de Assistência Social.
Tem por finalidade coordenar a implementação, em nível municipal, das ações de combate à Dengue, Chikungunya e ZikaVirus. Compete ao Comitê. São elas:
1). Implementar, acompanhar e avaliar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, auxiliando na implementação das ações de educação em saúde;
2). Integrar as ações de promoção, prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus a serem desenvolvidas pelo setor de Controle de Vetores, Departamentos de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde;
3). Propor mecanismos que possibilitem a plena execução das ações de combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, auxiliando na implementação das ações de mobilização social.
Fonte: Portal Folha Atual