Matéria / Cidades

Base do Samu em Valença atenderá mais de 50 mil pessoas

24/03/2012 |
/

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Estado do Piauí inaugurou, nesta sexta-feira (23), a 35ª base descentralizada. Desta vez, o município beneficiado foi Valença, a aproximadamente 200 quilômetros de Teresina. A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Governo, Wilson Brandão, representando o governador Wilson Martins, e da coordenadora estadual do Samu, Christianne Rocha Leal, representando a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins.

Além do prédio adaptado, foram entregues duas ambulâncias devidamente equipadas, e foram apresentados os profissionais que farão uso das mesmas. A obra é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a prefeitura de Valença e o Ministério da Saúde.

A cobertura total da base é de mais de 50 mil habitantes, entre o município de Valença e os demais da região, como Novo Oriente, Aroazes, Inhuma, Lagoa do Sítio, e Pimenteiras.

Somente o Governo do Estado, através da Sesapi, investiu aproximadamente R$ 500 mil na base do Samu de Valença, entre estrutura física, equipamentos, contratação de profissionais e outros. “Este Samu é uma das obras mais importantes, uma obra definitiva na hora de dar condições e conforto ao atendimento médico. Se no passado isso deslumbrava a todos aqui, hoje é uma realidade”, declarou Wilson Brandão.

“Hoje estou muito feliz por estar cumprindo mais uma meta da Sesapi e do Governo Estado. Sabemos da necessidade da população do Piauí com relação a esse importante serviço, um serviço que custa caro”, disse Christianne Rocha, completando que, a princípio, funcionará somente a ambulância de suporte básico, que dispões de oito profissionais.

Ao todo serão 30 profissionais trabalhando na unidade. Os outros 22 funcionários devem passar por uma qualificação específica para assumir a ambulância de suporte avançado, que, por esse motivo, não prestará serviço por enquanto.

Samu
As bases descentralizadas tem contribuído, nos últimos anos, para um melhor atendimento no interior do Estado, desafogando os hospitais da capital e reforçando a rede de atendimento em urgência e emergência do Piauí.

De janeiro de 2011 até hoje já foram inauguradas 35 bases descentralizadas do Samu, funcionando normalmente, com estruturas física e de pessoal capacitadas para o pronto atendimento, 24 horas por dia, garantindo os primeiros socorros e salvando a vida de muitas pessoas.

Fonte: Ccom

Facebook