Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o "Dia dos Trabalhadores Rurais" que é um dos pilares de sustentação e crescimento da economia do nosso Brasil.
Devido a Reforma da Previdência de 2019, muitos trabalhadores não sabem como funciona a aposentadoria rural.
Para esclarecer essas dúvidas, entrevistamos o advogado Giovani Madeira que é especialista em Direito Trabalhista e Direito Previdenciário.
Segundo Giovani, os principais requisitos para solicitar a aposentadoria rural são:
"Para solicitar a aposentadoria por idade rural, os homens precisam ter pelo menos 60 anos de idade e 15 trabalhando no campo; já as mulheres devem ter 55 anos e os mesmos 15 anos de atividade. Há também a aposentadoria híbrida - onde as pessoas têm contribuições rurais e urbanas - em que os homens precisam ter 20 anos de atividade e as mulheres 15 anos", explica.
Para comprovar o tempo que se vive da agricultura é necessário alguns documentos importantes que incluem:
"Certidão de nascimento, casamento, ficha de alistamento militar, dados da propriedade rural em que a pessoa mora, notas fiscais de compras de itens necessários para o dia a dia no campo e outros mais, além de testemunhas. Quando o trabalhador rural reúne esses documentos, o processo se torna muito mais fácil", informa.
Giovani Madeira orienta que: "os trabalhadores rurais busquem orientação do Sindicato ou de um Escritório de Advocacia ou da Defensoria Pública. Mas que não deixem de consultar e solicitar sua aposentadoria, porque isso faz toda a diferença!".