Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão e aprova projeto de lei

Os vereadores cobraram também da Agespisa que aprofunde os poços tubulares no município que são de sua responsabilidade

19/06/2022 | Redação
Câmara Municipal de Bocaina / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (18), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da casa, José Marques Filho (Zé Filho), onde tinha como pauta um oficio que foi enviado pelo Poder Executivo que tratava sobre a alteração do Projeto de Lei da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício financeiro de 2023, que sofreu algumas alterações em seu contexto, onde foi retirado o inciso 8º do Art. 8º da referida lei, já que o mesmo não existe na Lei Orgânica do Município, o outro assunto que estava em pauta mais foi retirado, foi o Projeto de Lei Dispõe sobre o tombamento do conjunto arquitetônico da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina – PI, pelo patrimônio, histórico, cultural, ético e religioso de autoria do vereador José Marques Filho (PP). A retirada do referido projeto se deu em função de um requerimento com pedido de vistas apresentado pelo vereador Domingos Sávis, que pediu mais tempo para analisá-lo.

Outro tema da pauta foi projeto de Lei que Dispõe sobre a isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos no âmbito do Município de Bocaina-PI, para as eleitoras e eleitores convocados (as) e nomeados (as) que efetivamente trabalharem como mesárias, mesários ou apoio logístico nas eleições político-partidárias, em Plebiscitos e em Referendos realizados pela Justiça Eleitoral do Piauí e dá outras providências, e por fim, um requerimento do vereador Zé Filho que solicitava da Agespisa (Água e Esgotos do Piauí S/A) o aprofundamento e limpeza dos poços que fornecem água a população de Bocaina.

O vereador Domingos Sávis usou a tribuna da Câmara e fez alguns questionamentos, um deles foi sobre o trabalho do vereador, que de acordo com ele, algumas pessoas dizem que o vereador não trabalha, mas também não frequentam a casa legislativa para ver de perto o que eles realmente fazem, e essa seria uma boa oportunidade para quem quiser conhecer de perto o trabalho do parlamentar durante as discursões nas votações dos projetos de leis e requerimentos.

Vereador Domingos Sávis

Em seu discurso, Domingos falou que considera o projeto de Lei que Dispõe sobre o tombamento do conjunto arquitetônico da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição muito complexo, e que deveria ser debatido mais com representantes da sociedade, principalmente a sociedade católica e não somente apenas pelos 09 vereadores, pois é preciso ter mais clareza, já que existem pessoas puxando para um lado e outros puxando para outro sem chegar a um denominador comum, e que alguns que falam muito são aqueles católicos de 10 dias, ou seja, aqueles que são católicos na época dos festejos, então prefere esperar um pouco mais para tomar sua decisão, explicou ele.

“Muitas pessoas falam em realizar uma audiência pública para tratar sobre o assunto, eu não sou obrigado a vir, mas os interessados são obrigados a virem, e como vereador darei a minha contribuição na hora da votação”, falou o vereador.

O vereador Cleudo Nilton também falou durante a sessão e, aproveitou para fazer um pedido de retratação pública e pedido de desculpas ao vereador Domingos Sávis sobre a sua fala na sessão anterior, pois de acordo com o mesmo, a fala de Domingos foi mal interpretada, pois em nenhum momento ele fez qualquer tipo de afirmação, fez apenas comentários a respeito dos secretários e por isso deve esse esclarecimento público, falou.

Vereador Cleudo Nilton

Sobre o projeto de Lei que trata sobre o tombamento do conjunto arquitetônico da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o mesmo é totalmente favorável a sua aprovação, pois um patrimônio histórico como esse deverá ser preservado, embora tenha um sentimento de duplicidade de sentimento que ao mesmo tempo que quer ver a igreja preservada do jeito em que ela estar, ele também que ver uma igreja mais moderna e com mais conforto para os fiéis, mas é favorável à aprovação do projeto.

O vereador Zé Filho iniciou sua fala defendendo seu requerimento, que solicitava da Agespisa (Água e Esgotos do Piauí S/A) o aprofundamento e limpeza dos poços que fornecem água a população de Bocaina. O mesmo justifica seu pedido afirmando que os poços foram cavados a mais de 30 anos, são rasos tornando a água salobra, imprópria para o consumo humano, podendo ocasionar mal à saúde da população.

Para o parlamentar é preciso que a Agespisa aprofunde esses poços que são administrados por ela e resolva esse problema existente, e disse que vai até a empresa entregar o requerimento em mãos a direção regional e vai pedir que tome as devidas providências nesse sentido. Durante sua fala o vereador Domingos Sávis pediu para subscrever também e disse que irá junto com ele até aquele órgão.

Presidente da Câmara, vereador Zé Filho

Em relação ao projeto que o mesmo apresentou que trata sobre o tombamento do conjunto arquitetônico da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Zé Filho disse que reconhece que ele estar causando muita discursão, mas isso é coisa que já existe em várias cidades do Brasil, e como a cidade de Bocaina tem uma história muito bonita e cultural que inclusive interfere na história geral do município, então ele busca uma forma de manter a tradição cultural através do projeto de lei, frisou ele.

“A nossa cidade tem uma história bonita, mas ela não é preservada, aqui nós temos muitos prédios antigos importantes que estão em ruinas, e se não começarmos a proteger esse matrimônio no futuro não teremos como contar a nossa própria história”, justificou Zé Filho.

No final da sessão o presidente da Câmara colocou em votação o requerimento do vereador Domingos Sávis, que pedia vistas ao projeto de lei que tratava sobre o tombamento do conjunto arquitetônico da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que foi aprovado por cinco votos a três, logo em seguida foram aprovados por unanimidade, o projeto de lei que dispõe sobre a isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos no âmbito do Município de Bocaina-PI, e o requerimento que solicitava da Agespisa (Água e Esgotos do Piauí S/A) o aprofundamento e limpeza dos poços que fornecem água a população de Bocaina.

Na próxima terça-feira (21) a partir das 08:horas, haverá duas sessões extraordinárias para analisar projetos do executivo.

Facebook