A Escola Municipal Urbano Leal da cidade de Bocaina, realizou durante a semana da água uma exposição para os alunos através dos professores Denivaldo Cirilo Borges Leal e o professor Paulo Ramos, onde foram expostas maquetes que retratavam as principais nascentes de água que cortam o município desde sua nascente até elas desembocarem nos rios.
Segundo informou o professor Denivaldo Borges, a aula ela teve como objetivo expor de forma visual as nascentes do rio Guaribas e do rio Riachão, pois são os dois principais rios de água perene, e para tanto, foi feito maquetes para ilustrar as nascentes para que os alunos pudessem conhecer melhor um pouco da história.
Para o professor é importante que não só os alunos nessa aula pudessem conhecer as nascentes dos dois rios, mas também a população, pois o rio Guaribas tem uma história riquíssima mais a maioria da população não conhece sua nascente que nasce na localidade Santana zona rural do município de São Luís do Piauí, então é importante mostrar um pouco disso, disse ele.
Já a nascente do rio Riachão nasce no município de Pio IX e perpassa uma série de municípios como Alagoinhas, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa até chegar ao município de Bocaina parando pela cidade de Sussuapara e desagua no rio Itaim, informou.
De acordo com o professor Denivaldo Borges nessa aula ele e o professor Paulo Ramos mostraram também através de mapas a regional de Picos, ou seja, as cidades circunvizinhas e mostrando a importância que cada uma tem com seus milites territoriais, e foi detalhado também de forma prática a cultura do alho, onde foi mostrado através de uma maquete a localidade Barras que fica exatamente nos encontro dos rios entre uma água barrenta e um água clara, e foi dado ainda destaque como era a vida das pessoas antigamente, comentou o educador.
Segundo o educador foi mostrado para o alunado da rede municipal o antes e o depois da vida das pessoas da cidade de Bocaina desde do período que não tinha água encanada em rede de tubulação, e os dias de hoje onde cada casa tem água abundante nas torneiras, falou.
Sobre a barragem de Bocaina foi feita também uma maquete mostrando o antes da barragem e outra depois dela construída, principalmente o impacto que ela causou nas comunidades que ficam próximo ao leito principal onde a água cobriu todas elas, e foi mostrado também os impactos ambientais e econômicos, políticos e sociais, disse ele.
Segundo informou também a diretora da escola no horário da manhã, Daiane Barros, a exposição continuará lá para que outras pessoas possam ver também e conta com o apoio da coordenadora Maria que tem dado uma grande colaboração para que a exposição fosse feita, disse.
Ainda de acordo com os organizadores, todo esse trabalho teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação e principalmente do prefeito Dr. Erivelto de Sá Barros.
Da Redaçã