Em entrevista a nossa reportagem, o vereador Eriberto Barros (PP), falou sobre a importância da realização da Audiência Pública que oficializou um acordo para que o Centro de Reabilitação da Clínica Santa Ana continue funcionando em Picos.
O Centro de Reabilitação Santa Ana atende mensalmente cerca de 1.000 pessoas portadoras de deficiência (física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla).
Assista a parte do discurso:
De acordo com o vereador Eriberto, o Centro de Reabilitação é indispensável, pois presta serviços essenciais de saúde para essas milhares de pessoas que precisam tanto de assistência e acompanhamentos especializados:
"A audiência foi necessária para reunirmos os representantes do Centro de Reabilitação Santa Ana (usuários e colaboradores), representantes da Secretaria de Saúde de Picos, vereadores e a OAB de Picos para providenciarmos estratégias que evitarão o descredenciamento e a suspensão dos recursos e pagamentos para o Centro. Nós continuaremos defendendo os direitos das pessoas com deficiência, garantindo que continuarão recebendo seus atendimentos".
Ele avalia que a audiência foi satisfatória e cumpriu com o objetivo de "esclarecer para toda a população quais são as soluções para o problema. A clínica deverá cumprir suas metas. A secretaria de saúde dará andamento e celeridade às informações. E a câmara encaminhará um documento do acordo e resultados obtidos para a Secretaria de Estado da Saúde".
Eriberto reafirma que "o Ministério da Saúde é o órgão responsável por suspender e por exigir a readequação da Clínica Santa Ana para continuar a prestar os serviços de saúde gratuitos. Portanto, a Secretaria de Saúde não tem o poder de credenciar, descredenciar ou suspender recursos dos centros de reabilitação".
Novas regras para o Auxílio Doença
Eriberto informou que o INSS divulgou uma nova portaria com novas regras para concessão de auxílio-doença sem perícia médica.
Segundo ele, a concessão deve ser solicitada pelo aplicativo Meu INSS ou pelo Portal do INSS:
"A nova portaria facilita o acesso dessas pessoas que necessitam do auxilio doença porque as solicitações e as concessões serão 100% virtuais através do aplicativo ou do site. Precisa apenas que o laudo seja de 30 dias e o afastamento seja inferior ou igual a 90 dias".
Assista a parte do discurso:
Para solicitar o benefício basta:
- Acessar o aplicativo do MEU INSS pelo celular ou pelo endereço meu.inss.gov.br;
- Clicar em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”;
- Caso os documentos médicos estejam conforme as orientações e o segurado queira o atendimento à distância, deverá clicar em “Sim” e, em seguida, em “Continuar”;
- O procedimento é o mesmo tanto para quem vai dar entrada no pedido quanto para quem já tinha a perícia agendada.
- Aprenda como fazer assistindo o vídeo abaixo: