A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou nets sexta-feira (02) sessão ordinária presidida pelo vereador e presidente da casa, Marcus Vinícius Leal (Vinícius – MDB), onde tinha como pauta o Projeto de Lei do Poder Executivo Municipal (Que Dispõe sobre a gestão democrática do ensino da rede municipal de Santana do Piauí e da outras providências). O mesmo foi colocado em duas votação e aprovado em por unanimidade, e segue agora para a sanção da prefeita Maria José e a publicação no Diário Oficial dos Municípios.
A gestão democrático-participativa abre caminho para a participação de alunos, professores, comunidade escolar, e assim a escola deixa de ser isolada, separada da realidade de sua comunidade e passa a acontecer de fato como uma instituição educativa, interagindo com a sociedade em que está inserida.
Antes da votação do projeto o presidente abriu o espaço para os vereadores se pronunciarem a respeito do projeto ou de outros temas. Na oportunidade, o vereador Ismael Borges (PSD), usou a tribuna da Câmara não só para falar da importância desse projeto de Lei para as escolas do município, mas também para tratar de um tema que vem causando preocupação nos últimos dias, que são as queimadas em torno do município, pois segundo ele, já são constatados vários focos de incêndio em diversas regiões de Santana do Piauí, e acredita que muitos deles pode ser até mesmo criminosos, então pede que as autoridades tomem providências e inclusive se for o caso usando a lei, já que o Poder Legislativo aprovou um projeto da prefeitura recentemente que proíbe esse tipo de ação.
Vereador Ismael Borges
“Agente fica vendo todo ano que as pessoas do nosso município não têm mais aquele prazer de ter uma roça para plantar, colher, colocar seus animais e viver também desse cultivo, porque com o fogo queima tudo, e é bom que a população tome conhecimento que existe já uma lei em vigor que proíbe esse tipo de atitude, e espera que o poder público juntamente com a polícia militar tomem as devidas providências”, disse ele.
O vereador Ismael também convidou a população santanense, para participar da cavalgada organizada por Geminiano Brito para a próxima quarta 7 de setembro, onde a saída está marcada para a localidade Barro e seguirá em direção a sede do município. Ismael destacou a importância da cavalgada no dia em que se comemora os 200 anos da Independência do Brasil.
O vereador Ricardo Rodrigues (PP) também aproveitou para se pronunciar na tribuna e disse que a lei que foi aprovada na Câmara estar em vigor, e que cabe as autoridades competentes ao tomar conhecimento dos incêndios criminosos que usem a lei e punam os infratores, pois todos os anos o município de Santana sofre com focos de incêndios em todas as regiões e muitos deles são provocados por pessoas, então aos criminosos o rigor da lei e que todos eles sejam punidos.
Vereador Ricardo Rodrigues
Para o vereador, esse tipo de crime é punido quando o criminoso é identificado, mas as autoridades precisam ser provocadas para poder agir e aplicar a lei.
Ricardo Rodrigues também convidou a população para participar do desfile de 7 de setembro que acontecerá no município na próxima quarta-feira, pois segundo o parlamentar, depois de dois anos sem a realização desse momento cívico tão importante e que comemora os 200 anos da Independência do Brasil, a prefeitura irá realizar, então estar convidando todos para assistirem, falou ele.
Sobre o projeto de Lei Que Dispõe sobre a gestão democrática do ensino da rede municipal de Santana do Piauí e da outras providências, o vereador falou que é mais um avanço na Educação de Santana e que ele precisava ser votado e aprovado, pois toda gestão democrática ela é participativa e quem ganha com isso é a população do município, frisou Ricardo.
Da Redação