Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realização sessão e vereadores falam sobre Lei que trata da poluição sonora no município

A Câmara também realizou uma sessão com Tribuna Livre

05/09/2022 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Bocaina / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina em sessão realizada no último dia (27/08) tratou sobre assuntos relacionados ao município, sessão essa que foi presidida pelo vereador, José Marques Filho – (Zé Filho). Logo no início o mesmo informou para os demais vereadores presentes a cerca do projeto que tratava sobre a mudança no regimento interno daquele poder, e informou que estava viajando quando ele foi entregue e secretária, mesmo recebendo logo após seu retorno ao município, ele enviou ao setor jurídico da Câmara que ainda não deu o parecer.

Presidente da Câmara, vereador Zé Filho - Foto: AgoraED

Zé Filho informou também que os projetos que são apresentados pelos vereadores de acordo com o regimento interno, eles têm que ser apresentados no plenário durante as sessões, e somente os projetos que venham do Poder Executivo é que são protocolados na secretaria para o conhecimento dos demais parlamentares.

A vereadora Goretti Barros falou que em relação a sessão passada quando foi tratado sobre possível atraso no pagamento dos servidores da secretaria de Saúde do município, a mesma informou que as vezes os salários podem atrasar, pois o único impasse é porque estar ocorrendo logo depois do repasse do Ministério da Saúde, e em função do volume que tem que ser pago termina havendo atraso nos dias, mas todos estão recebendo, falou ela.

Vereadora Goretti Barros - Foto: AgoraED

A vereadora explicou que só com o pagamento da prefeitura não dar para pagar todos os servidores, então a secretaria termina tendo que esperar para receber esse outro repasse para pagar todos de uma só vez. Sobre os consignados dos servidores da saúde a vereadora informou que infelizmente a secretaria não tem autonomia financeira e depende do Ministério da Saúde, mas que até o dia (10) de cada mês, o repasse chega nas contas da secretaria, e isso não depende nem do secretário de Saúde e nem da administração, disse a parlamentar.

O vereador José Airton Cipriano disse que estava insatisfeito com a presidência a cerca do seu projeto que foi deixado na Câmara no início da semana, mas não teve nenhuma resposta a respeito disso.

Vereador Zé Airton - Foto: AgoraED

Zé Airton também falou sobre o projeto de Lei que foi aprovado sobre a poluição sonora no município, e gostaria de saber se ela está vigorando ou foi apenas para o período da pandemia, embora sabe que ele seja polêmico, mas ao mesmo tempo todos dependem dele, pois muitos jovens dependem da música mais ao mesmo tempo o comerciante precisa trabalhar e depois ter o seu descanso, então gostaria que a gestão juntasse uma coisa com a outra onde não só uma parte saía perdendo, falou ele.

O vereador pediu ainda ao secretário municipal de Obras que olhasse para a rua Lindório Leal com a São Francisco, pois elas tem muitas luzes apagadas, ou seja, a iluminação pública estar bastante precária e por isso precisa de reposição o mais rápido possível, pois essa sua reivindicação vem exatamente dos moradores daquele setor, frisou o parlamentar.

“Quero aqui pedir também ao prefeito que recupere as estradas vicinais aqui do nosso município, pois muitas delas estão bem ruis e precisam ser recuperadas logo”, comentou o vereador.

O vereador Domingos Sávis disse que durante sua fala na sessão passada muita coisa que foi dita algumas pessoas entenderam de forma distorcida, pois o mesmo lembra muito bem sobre seu pronunciamento em relação a questão salarial dos servidores da secretaria de Saúde e nunca disse que os salários estavam atrasados, o que o mesmo pediu foi que o secretário de saúde regularizasse a data de pagamento, pois como todos sabem, os aportes do governo federal tem a data certa com exceção dos dias úteis que pode variar.

De acordo com o vereador, o que se sabe é que alguns ficam esperando o repasse de outras secretarias que não tem nada a ver, se o servidor é da secretaria de Saúde ele não tem nada haver com a secretaria de Educação e se o dinheiro estar na conta, então não justificar atrasar nenhum dia, falou. “Volto a falar, não estou falando sobre atraso de pagamento, estou falando sobre regularização de datas de pagamento”, disse ele.

Vereador Domingos Sávis - Foto: AgoraED

Sobre o projeto de Lei sobre a poluição sonora, Domingos Sávis disse que ele foi votado já algum tempo, e somente foi executado uma época porque o gestor fazia questão que ele fosse executado. “Aqui foi votado vários projetos de uma única vez, e todos eles não visavam o bem-estar do município do que diz respeito ao que foi citado pelo vereador José Airton, pois o único objetivo é pleitear o ICMS Ecológico, só isso”, frisou o parlamentar.

Em relação ao projeto do vereador Zé Airton, Domingos falou que realmente ele não deveria ter sido enviado para a secretária da Câmara, até porque o projeto de resolução ele é pra ser protocolado na sessão, e até mesmo já havia esse entendimento, mas foi antecipado embora o regimento poderá ser alterado quantas vezes for necessário, pois é uma prorrogativa dos próprios vereadores, comentou o mesmo.

Depois da sessão a Câmara realizou uma sessão chamada Tribuna Livre onde a sociedade pode participar sobre determinado assunto agendado, e dessa vez foi sobre o projeto de Lei de autoria do vereador Zé Filho que trata sobre o tombamento da Igreja Matriz do município, mas que foi retirado de pauta.

Padre Feitosa

Na Tribuna Livre esteve o Padre Feitosa juntamente com um engenheiro civil que foi falar sobre a reforma da igreja, que segundo eles é necessária, pois a paroquia apresenta algumas fissuras que precisam urgentemente de reparos, e como tinha um projeto nesse sentido, eles foram até a Câmara para discutir e conhecer melhor.

No final ficou acertado uma audiência pública que será realizada no próximo dia (23), a partir das 08:horas da manhã no plenário da Câmara, onde toda população e representantes de entidades civis estão convidados para participarem.

Da Redação

Facebook