Os moradores da comunidade Valparaíso realizaram uma manifestação pacífica na sessão da Câmara de Vereadores de Picos desta quinta-feira, 08 de setembro.
Portando faixas com os dizeres: "Estão tirando o nosso direito de respirar", "A comunidade de Valparaíso está sufocada, doente" e "Exigimos a retirada do lixão, #foralixão", os moradores reivindicavam a desativação do lixão e a transformação em aterro sanitário.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do Valparaíso, Rosilene Moura, o lixão vem causando inúmeros problemas de saúde as pessoas que residem na comunidade:
"Há praticamente 10 anos, a comunidade do povoado Valparaíso vem sofrendo pelos transtornos causados pelo lixão. As queimadas e o mau cheiro são constantes, contaminando e prejudicando a saúde dos nossos moradores. Faz 32 dias que a comunidade amanhece todos os dias sob fumaça tóxica. Estamos aqui para reivindicar nossos direitos. Não suportamos mais viver assim!"
Em discurso, o Vereador Wellington Dantas solicita a realização de uma audiência pública para resolver o problema:
"O lixão do Valparaíso é problema de saúde pública. É um problema que precisamos resolver imediatamente, com urgência! Precisamos unirmos forças para enfrentarmos e solucionarmos. Então, solicitamos uma audiência pública para buscarmos resoluções legais, com o Ministério Público, a OAB e a Igreja como classes representativas", informa.
De acordo com o Presidente da Câmara, vereador Chaguinha, todas as providências serão tomadas em busca do melhor para a comunidade:
"Esse problema vem se arrastando de muitas gestões passadas. Nós, vereadores, estamos há muitos anos lutando em favor dos moradores. Então, realizaremos novamente mais uma audiência pública para exigirmos uma solução. Na próxima semana, haverá uma nova reunião com o objetivo de viabilizar recursos para a construção de um aterro sanitário no padrão mais moderno que existe", afirma.
O morador José Vicente pede que as autoridades competente olhem para o problema do lixão:
“Muitas pessoas têm problemas respiratórios, outras adquiriram depois dessa fumaça desse lixão. A gente pede providência das autoridades competentes que venham ver essa situação desse lixão. Clamamos há muito tempo por justiça para que se resolva essa situação e nada é feito!", conclui.
Vejam fotos de arquivo do lixão
(Fotos: Jésika Mayara / Portal Picos 40 Graus)