Matéria / Educacao

Adufpi pede liminar e faz protesto contra eleição para Reitor

02/04/2012 |
/
A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi) impetrou um mandado de segurança com pedido de liminar para suspender os efeitos da resolução do Conselho Universitário, o qual decidiu que a consulta prévia para escolha da lista tríplice para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da Ufpi.
No pedido feito ao juiz Francisco Hélio Camelo Ferreira da 1ª Vara Federal, a Adufpi solicita a suspensão da resolução e que seja determinado que o presidente do Conselho Universitário, professor Luís Júnior, atual Reitor regulamente o processo de consulta à comunidade universitária, para garantir que a eleição seja feita através do respeito ao Estatuto e ao Regimento Geral da UFPI.
De acordo com o presidente da Adufpi, Mário Ângelo de Meneses Sousa, embora não exista nenhuma formalização quanto à realização da consulta, o Reitor vem afirmando que a consulta ficará a cargo das entidades representativas de professores, estudantes e funcionários.
“No entanto a Adufpi solicitou (processo nº 23111.006661/12-12) a formalização da delegação de competência às entidades para fazerem a consulta, mas o Reitor se nega a fazê-lo. Do mesmo modo, se nega a tornar pública a Ata da reunião do Conselho que aprovou a Resolução nº002/2012 para que se comprovem as declarações do Reitor á imprensa”, declarou o presidente.
Nesta terça-feira (03), as entidades dos Professores da universidade (ADUFPI) e a dos estudantes (DCE) vão realizar uma assembleia comunitária, às 10 horas, em frente à Reitoria para protestar contra a decisão do Conselho Universitário que através da resolução 002/2012 dispensa a consulta formal á comunidade universitária e exigir que se realize a consulta conforme diz o Estatuto e Regimento da Ufpi.
“Não aceitamos eleições informais cujo resultado possa não ser respeitado. Exigimos respeito ao Estatuto e ao Regimento da Ufpi. Queremos votar para reitor numa eleição formal, legal, democrática e soberana. Por isso estamos convocando (Adufpi e DCE)uma assembléia comunitária nesta terça-feira ás 10h em frente á reitoria”, concluiu Mário Ângelo.
Fonte: Cidadeverde
Imagem: Divulgação

Facebook