Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão e vota projeto de lei

A sessão foi realizada no último sábado (08)

11/10/2022 | Redação
Plenário da Câmara Municipal de Bocaina / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (08) sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da casa legislativa, José Marques Filho (Zé Filho), e que contou com a presença da maioria dos seus pares. Na pauta da sessão estava o Projeto de Lei de nº 15/2022, que tratava do tombamento arquitetônico da Igreja.

Os parlamentares fizeram uso da tribuna e destacaram a importância da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, sede da paróquia de mesmo nome, e da complexidade que traz o assunto.

A vereadora Goretti Barros em seu discurso sobre a Campanha do Outubro Rosa para esse mês de outubro, onde o maior foco da campanha é alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Vereadora Goretti Barros

A vereadora alerta para o que considera que seja os sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama como a detecção precoce do câncer constitui-se de duas estratégias. A primeira refere-se ao rastreamento, que tem por objetivo encontrar o câncer pré-clínico ou as lesões pré-cancerígenas, por meio de exames de rotina em uma população-alvo sem sinais e sintomas sugestivos do câncer rastreado, e os sinais mais comuns são retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço”, falou Goretti Barros.

Goretti Barros disse ainda que aquelas mulheres que não fizeram a mamografia, podem se dirigir até uma UBS do município que lá tem médico e podem solicitar, pois o exame é feito pelo SUS e é gratuito, disse ela.

O vereador Cleudo Nilton, durante seu pronunciamento, falou que estava feliz em ver algumas pessoas no plenário da Câmara assistindo a sessão naquele momento, pois era coisa rara, já que o mesmo tem pedido a população que acompanhe mais de perto as sessões, então estava muito contente, disse.

Vereador Cleudo Nilton

Cleudo Nilton lamentou a morte do pai do vereador Tunico que faleceu na semana passada e disse, e que se solidarizava com a família, pois sabe o quanto todos estavam sofrendo, além do mais, espera que a mãe dele que estava internada possa se recuperar o quanto antes, frisou o parlamentar.

, o vereador disse que sabe o quanto ele tem causado polêmica na cidade de Bocaina, porque enquanto algumas pessoas são favoráveis pela sua aprovação para a preservação histórica da igreja, outras pessoas acham melhor reconstruir outra mais moderna e confortável onde possa caber mais pessoas, já que a estrutura dela estar bastante deteriorada, e precisa ser reformada urgentemente, falou ele.

O vereador José Airton Cipriano (Zé Airton) falou que era um orgulho sem ser nordestino, pois viu durante a semana passada com muita tristeza o quanto os nordestinos foram descriminados, e por isso também queria deixar sua solidariedade ao povo mais alegre do Brasil.

Vereador Zé Airton

Zé Airton também parabenizou o seu primo Henrique que estava na Câmara pleiteando um auxílio para custear suas despesas de viagem a Inglaterra, onde representará o Brasil como estudante de direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O parlamentar também se sentiu ofendido na sessão anterior através de um colega que lhe ofendeu, por que o mesmo apresentou uma emenda ao regimento interno da casa, e que esse projeto iria beneficiar unicamente a sua pessoa. “Eu quero responder para esse colega que tudo que votamos nessa casa não é apenas para uma legislação, mais sim, para uma eternidade, pois outros que vierem a suceder a nós irão se beneficiar também”, disse ele.

O parlamentar também falou sobre o projeto que foi reprovado pela Câmara e disse lamentar a forma como ele tem ganhado as mídias sociais, pois segundo ele, outros projetos que foram reprovados no ano passado não ganhou a mesma dimensão com voto inclusive dos vereadores da situação, frisou o vereador.

O vereador Domingos Sávis começou sua fala lamentando a morte do pai do vereador Tunico, ao tempo em que se solidariza com ele e sua família, pois sabe o quanto eles estão sofrendo nesse momento de dor. O parlamentar também se solidarizou com a família de Paraíba também pela perda familiar.

Vereador Domingos Sávis

Domingos falou que durante a sessão passada o presidente da casa foi deselegante com sua esposa, usando inclusive palavras desnecessárias que não caberia a ela, pois quem conhece ela sabe o quanto ela significa muito, inclusive para ele e sua família, disse.

O vereador também falou que uma pessoa da planeia o teria chamado de capacho do ex-prefeito Dr. Francisco Macedo, e isso ele não é, o mesmo o trata como parente, amigo e até mesmo como um segundo pai, porque é assim que o trata como um filho, então na verdade, o que ele tem pelo ex-prefeito é muita gratidão e respeito, frisou.

Sobre o projeto de lei em discursão, Domingos Sávis disse que o mesmo feito de tudo para que ele tivesse a publicidade necessária para o debate, e que não é justo apenas a casa do povo decidir, era preciso chamar a sociedade a tomar parte dessa decisão, e que caberá a igreja juntamente com os fieis resolver o problema, pois sabe que ela estar precisando de uma reforma o quanto antes.

“O que puder durante a reforma ser preservado que assim seja, mais que é preciso tomar uma decisão o quanto antes, isso ninguém tem dúvidas”, falou o parlamentar.

O vereador Anderson Rego parabenizou o jovem estudante Henrique pelo seu belo trabalho que irá defender em Londres na Inglaterra, o que é motivo de orgulho para toda a cidade de Bocaina, e já se colocou à disposição do mesmo para ajudar naquilo que for preciso, disse.

Vereador Anderson Rego

O parlamentar também se solidarizou com o vereador Tunico pela perda do seu pai, e pediu a Deus que confortasse toda a família dele naquele momento de dor e sofrimento. O mesmo lamentou também a morte de Paraíba, uma pessoa muito conhecida na cidade de Bocaina e que deixa uma grande amizade, externou.

Sobre o Projeto de Lei de nº 15/2022, que tratava do tombamento arquitetônico da Igreja, o vereador disse que foi um fardo muito grande que colocaram em cima dos vereadores para tomarem uma decisão muito importante, e acha que não é justo que apenas eles tomassem essa decisão, pois caberia a população bocainense e principalmente os fieis da igreja pudessem decidir o que fazer, frisou ele.

“Acho que a melhor forma de decidir isso seria um plebiscito, mas como isso não tem como acontecer agora e a igreja estar precisando de uma reforma urgente, vamos deixar que a comunidade juntamente com os representantes da igreja se pronuncie sobre isso”, falou Anderson Rego.

O presidente da Câmara, Zé Filho, falou em defesa do seu projeto e disse que mais uma memória viva estava sendo deixado de lado e logo poderia desaparecer, pois entendia que o projeto seria a melhor forma de manter viva a história da igreja que tem mais de 200 anos.

Vereador Zé Filho

Zé Filho disse ainda que deixou inclusive seus colegas a vontade para proferir o voto quanto ao projeto, pois eles têm o livre arbítrio para decidir, e ele não irá interferir em nada, pois cada vereador é dono do seu voto e dará ele como assim entender, frisou.

O parlamentar disse ainda que lamentava a conotação política como esse projeto se deu, pois, muitas pessoas ficaram chateados com ele, mas que queria deixar bem claro, que a sua ideia era manter viva a história da igreja matriz, e infelizmente é uma coisa que tem que ser decidido na Câmara, justificou.

No final da sessão, o presidente colocou em votação o Projeto de Lei de nº 15/2022, que tratava do tombamento arquitetônico da Igreja onde o mesmo foi reprovado por 7 votos contra e apenas 1 a favor.

Da Redação

Facebook