Em mais uma operação realizada no sul do Estado do Piauí a Polícia Rodoviária Federal, numa ação conjunta com a 3ª Companhia de Polícia Militar de Canto do Buriti/PI, recupera 20 veículos em situação irregular. Dez testes veículos haviam sido roubados em cidades do Estado de São Paulo. Os agentes da PRF chegaram a esta constatação depois de consulta realizada pela placa ou outros sinais identificadores do veículo.
Em relação aos outros dez veículos, que não portavam placa de identificação, ficou constatado que a numeração de identificação através do chassi e motor havia sido destruída. Normalmente, esta é uma prática adotada pela ação criminosa para esconder a origem ilícita do bem.
Nesta operação foi descoberto um esquema de receptação de veículos roubados em São Paulo e trazidos pelo sul do Piauí para negociação neste estado. Para “esquentar” os veículos os envolvidos inseriam os dados de outro similar em documentos furtados do Detran do Estado de São Paulo, produzindo, assim, um clone.
Quando abordado, o condutor de um dos veículos roubados declarou aos Policiais de quem o havia adquirido. Através de trabalho de inteligência, conseguiu-se flagrar e prender o receptador na ocasião em que recebia uma das parcelas pelo veículo que havia vendido.
Do total de veículos recuperados, 13 motos e 7 carros, 18 ocorrência foram no município de Canto do Buriti. Todos foram deixados no prédio sede da Polícia Militar na mesma localidade e as dezessete pessoas presas na operação foram encaminhadas à Delegacia de Polícia do município citado e liberadas, depois de devidamente qualificadas para intimação futura, em razão da ausência da autoridade policial.
Fonte: Com informações do Nucom