O município de Picos registrou um grande aumento em relação aos casos de tuberculose.
Neste ano, 22 pessoas já receberam diagnóstico positivo para a doença, o que representa um aumento de 83% em relação ao número de casos diagnósticados em 2021.
De acordo com o coordenador do Posto de Atendimento Médico (PAM), Gilberto Valentim, o significante aumento preocupa, visto que, existe uma demanda reprimida por conta da pandemia da Covid-19.
“A gente tem observado que nos últimos três anos temos tido, de fato, um aumento no número de casos de tuberculose. Em 2020 registramos sete casos, já em 2021 o número subiu para 12, e agora em 2022, já confirmamos 22 casos, então estamos praticamente dobrando o número de casos ano a ano, e isso nos traz uma preocupação porque temos uma demanda reprimida por conta da pandemia e agora que as pessoas começaram a sair para cuidar da saúde”, frisou.
Gilberto Valentim também destacou que ainda não foram iniciadas as visitas domiciliares.
“Ainda não começamos visitas domiciliares, busca ativa e nem campanha para diagnóstico, então o número vai crescer ainda mais, então de certa forma é preocupante, mas também é positivo, pois só conseguimos debelar os casos em caso de diagnóstico”, pontuou.
O coordenador do PAM ainda destacou os sintomas clássicos da doença.
“Os sintomas clássicos da tuberculose são febre, falta de apetite, emagrecimento e tosse, isso para tuberculose pulmonar, mas é importante frisar que não é apenas pulmonar, tem a extrapulmonar”, assegurou.
Fonte: Portal Cidades Na Net
Jornalista: Mateus Silva