Matéria / Cidades

Amigos e familiares dão o último adeus à professora Remédios Maia

Ela tinha 82 anos e estava internada há uma semana no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC)

02/12/2022 | Redação
Professora Maria Nunes Maia / Foto: Reprodução

Foi sepultada no início da tarde desta quinta-feira, a professora aposentada Maria Nunes Maia, mais conhecida em vida por “Remédios Maia”. Ela tinha 82 anos e estava internada há uma semana no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

O velório aconteceu no salão de velórios do Plano Assistencial Familiar Vida (PAF-VIDA), na Rua do Cruzeiro, no Centro, durante a noite e a manhã desta sexta-feira. ÀS 10:30h o corpo foi levado para a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde foi celebrada a missa de corpo presente.

Após a celebração presidida pelo padre Francisco Bezerra Neto e concelebrada pelo padre José Pio Feitosa Marinho, o cortejo saiu em direção ao cemitério São Pedro de Alcântara para o sepultamento.

Durante o percurso pelas ruas e avenidas, várias foram as manifestações de carinho e admiração por parte das pessoas que, das janelas de suas residências e de dentro dos comércios, se manifestavam com acenos e palmas.

Remédios Maia foi uma das primeiras professoras do município, além de contribuir por mais de cinco décadas com a educação picoense, a professora também atuou com muita altivez na Igreja Católica e no Rotary Clube de Picos e ainda apresentou o programa “Sociedade em Foco”, na Rádio de Difusora de Picos, em parceria com as colegas Gracinha Granja e Socorro Costa.

Amiga de infância da professora Remédios Maia, a também educadora, Oneide Rocha, destacou o legado deixado pela amiga. “É um sentimento de muita gratidão por tudo que ela fez por essa cidade. Remédios viveu intensamente essa cidade, uma pessoa cristã, e acima de tudo, amiga e generosa” disse ela.

O padre Francisco Bezerra Neto, que por mais vinte anos esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, ressaltou a contribuição dada pela a professora à Igreja. “Eu não tenho palavras para definir Remédios, uma pessoa simples, humilde e que muito contribuiu com Igreja. Ela sempre foi uma pessoa disponível que deixou um testemunho muito bonito de simplicidade, humildade e amor ao próximo”, afirmou.

Colega de profissão da falecida, a professora e escritora, Olivia Rufino, ressaltou que Remédios Maia deixou um grande exemplo de decência e honestidade. “Além da solidariedade, que era uma das suas principais qualidades, o amor pela educação foi uma de suas paixões que ficará marcada na história da cidade”, concluiu.

Fonte: Grandepicos

Facebook