Matéria / Esportes

Messi faz história, garante recordes e supera Pelé em gols nas Copas

Lionel Messi quebrou mais recordes na Copa do Mundo! Neste domingo (18)

18/12/2022 | Redação
Messi faz história, garante recordes e supera Pelé em gols nas Copas / (Foto: REUTERS/Carl Recine)

Sim, Lionel Messi quebrou mais recordes na Copa do Mundo! Neste domingo (18), o camisa 10 da Argentina abriu e fechou o placar na final sobre a França e conseguiu mais uma marca no torneio. Aliás, mais de uma. Estes foram o 13º gol do jogador na história do torneio, o 5º em mata-mata, superando os números, respectivamente, de Pelé (12) e Diego Maradona (4). Neste segundo, inclusive, ele se tornou o argentino recordista na estatística.

O primeiro gol ainda foi o 6º pênalti cobrado por Lionel na história do torneio, superando os 5 de Harry Kane e se isolando como jogador que mais cobrou penalidades no torneio. A cobrança convertida foi a 4ª pelo argentino, se igualando a Rob Rensenbrink (Holanda), Gabriel Batistuta (Argentina), Eusébio (Portugal) e Harry Kane (Inglaterra) com mais gols desse tipo.

Messi perdeu somente 2 pênaltis em Copas, contra a Islândia, em 2018, e contra a Polônia, na fase de grupos deste ano. Ao entrar em campo nesta decisão, o camisa 10 já havia quebrado 2 recordes: o de mais partidas em Copas (26) e mais minutos dentro de campo no torneio (2218). Ele também se tornou o primeiro a marcar em todas as fases de mata-mata no formato atual.

Aos 35 anos, o camisa 10 retira-se da seleção com o título tão sonhado, que ele havia visto escapar em 2006, 2010, 2014 (com um vice) e 2018. Ao longo da competição no Catar, onde teve o seu melhor desempenho em Copas, Messi foi quebrando marcas: de jogos, de gols, de assistências e outras que ninguém sabia que existiam.

ARGENTINA CHEGA AO 3º TÍTULO MUNDIAL

A Argentina conquistou neste domingo seu terceiro título mundial ao vencer a França na decisão. O Brasil segue isolado como o maior campeão da Copa do Mundo, com cinco conquistas. Os argentinos deixam para trás Uruguai e França, com duas taças, e ficam somente uma atrás de Alemanha e Itália. Espanha e Inglaterra venceram uma vez.

Messi faz história, garante recordes e supera Pelé em gols nas Copas (Foto: Divulgação)

Messi faz história, garante recordes e supera Pelé em gols nas Copas (Foto: Divulgação)

 

A vitória neste domingo faz a Argentina quebrar um jejum de 36 anos sem vencer a Copa do Mundo. A última havia sido em 1986. Anteriormente, os argentinos conquistaram o torneio em 1978, em casa. Realizada desde 1930, a Copa do Mundo tem apenas oito campeões diferentes.

Fonte: Meio Norte

Facebook