Matéria / Esportes

Piauiense de 19 anos é destaque jogando futebol na Coreia do Sul

08/04/2012 |
/

Wesley Smith

Ele tem somente 19 anos. Em Uruçuí, sua terra natal, é mais conhecido como Tchubera. O jogador descrito acima é Wesley, atacante piauiense que pertence ao Corinthians e está, desde o início do ano, no futebol Sul coreano. Wesley Smith Alves Feitosa começou a se destacar no River, durante o Campeonato Piauiense Sub-18 de 2009.

Na campanha que levou o Galo ao vice-campeonato, o jovem atacante de Uruçuí alcançou a impressionante marca de 23 gols em apenas 11 partidas. O desempenho rendeu a ele, além da artilharia da competição, o prêmio de melhor jogador do torneio.

Um mês depois de aterrorizar as defesas no Campeonato Piauiense Sub-18, em agosto, Wesley embarcou com destino a Indaiatuba (SP), para assinar com o Primavera. No interior paulista, o piauiense disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2010 e marcou dois gols, mas acabou vendo a sua equipe ser desclassificada ainda na primeira fase da competição.

Pouco tempo depois, na Segunda Divisão do Campeonato Paulista (o quarto escalão do futebol de São Paulo), Wesley se destacou mais uma vez. Na campanha que levou a equipe de Indaiatuba à penúltima fase da competição, o piauiense marcou 11 gols e foi o artilheiro do seu clube no torneio.

Em evidência, Wesley chamou atenção dos olheiros do Corinthians e, um ano depois de ter chegado ao Primavera, deixou o clube com destino ao Parque São Jorge. Na nova casa, o garoto de Uruçuí não demorou muito tempo para mostrar o seu faro de gol. Na Copa Sub-23 de Futebol, no final de 2010, balançou as redes três vezes e, embora alternasse entre o banco de reservas e o time titular do alvinegro, foi o vice-artilheiro do time que acabou derrotado na final da competição para o Internacional. Foi dele, inclusive, o primeiro gol do Timão no torneio, contra o Avaí, na estreia da equipe.

A Copa Sub-23 foi uma boa oportunidade para Wesley mostrar que não estava no Corinthians de graça. Mantido no Timão para a temporada 2011, disputou sua segunda Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na estreia do alvinegro, o piauiense marcou um gol - o primeiro da partida - e contribuiu também uma assistência, na humilhante vitória por 7 a 1 sobre o Cacerense (MT).

Contra o Juventude (MA), na esmagadora vitória por 8 a 0, Wesley mostrou mais uma vez suas três principais características: a velocidade, o oportunismo e a frieza diante do goleiro. Como resultado, deixou o campo depois de ter marcado um golaço por cobertura e outro de peixinho.

Ainda na primeira fase, o Corinthians venceu o Barueri por 2 a 0 e confirmou a melhor campanha da primeira fase da Copa São Paulo. Mas o time que, no Grupo C, atropelou seus adversários, marcou 17 gols e sofreu apenas um, acabou não tendo vida longa na competição. Já na segunda fase, perdeu por 1 a 0 para o Desportivo Brasil e deu adeus ao torneio.

Wesley encerrou a sua participação na Copinha com três gols (um a menos que o artilheiro da equipe, Jô). Ainda no primeiro semestre, foi emprestado ao Flamengo, de Guarulhos, e disputou o Campeonato Paulista da Série A3. Marcou dois gols e ajudou a equipe a se classificar para a segunda fase do torneio.

Sobrinho de Rondinelli, volante que já atuou por diversos times profissionais no Piauí, Wesley encarou a sua primeira experiência fora do país logo após disputar a A3 pelo Flamengo paulista. Emprestado pelo Corinthians ao Chunnam Dragons, o atacante de Uruçuí fez quatro gols em 24 partidas e contribuiu para que o time Sul coreano ficasse na sétima posição na K-League, 20 pontos atrás do campeão Jeonbuk Motors.

Depois de uma temporada no futebol Sul coreano, Wesley acertou a sua ida para o Linense, onde disputaria o Campeonato Paulista deste ano. Mas o atacante piauiense sequer entrou em campo pelo clube de Lins. Pouco depois de chegar ao interior paulista, o jogador foi novamente negociado pelo Corinthians com o futebol Sul coreano, desta vez para o Gangwon.

No seu novo time na Coreia do Sul, Wesley disputou quatro dos cinco jogos que a equipe fez na K-League, mas ainda não marcou nenhum gol. O Gangwon é o 12º colocado no torneio, atrás exatamente do Chunnam Dragons, seu primeiro time no futebol Sul coreano. E Wesley espera balançar as redes o mais rápido possível, para se dar de presente de aniversário o prazer de balançar as redes. Afinal, o seu aniversário é no próximo dia 21 de abril e ele não quer se tornar um mártir da bola.

 

Fonte: Com informações do Jornal Diário do Povo

Facebook