Matéria / Cidades

Prefeito Gil Paraibano recebe diretor geral do IAEPI, Magno Pires, e firma compromisso de tratar do Sistema de Abastecimento de Água, Esgoto e lixão de Picos

O encontro aconteceu na sala de reuniões na sede da Prefeitura Municipal

22/12/2022 | Redação
Prefeito Gil Paraibano e diretor geral da IAEPI / Foto: Jackelany Vasconcelos

Na manhã da última quarta-feira (21), o prefeito Gil Paraibano recebeu a visita do diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI, e da Secretária de Meio Ambiente, Maria Bom Sucesso Marques, que discutiram sobre a situação do município a respeito do abastecimento de água, esgoto e lixão. Na ocasião, foi firmado o compromisso de implementar em Picos uma usina que vai tratar desses problemas, especificamente do lixo.

O Diretor Geral do IAEPI, Magno Pires, explicou acerca de sua visita à prefeitura de Picos. “O Instituto de Água e Esgoto vai assumir todo o sistema de abastecimento de água, tratamento de esgoto, lixo e lixões, e as galerias pluviais com drenagem pluvial das cidades do Piauí todo, somos 224 municípios. Então, eu trouxe para o prefeito de Picos essa negociação que já está a um ano, e trouxe para entregar ao prefeito Gil Paraibano, uma determinação da governadora Regina Sousa e do Governador Rafael Fonteles, uma cópia do contrato que tem a elaboração do PRAD”, explicou.

Diretor Geral do IAEPI, Magno Reis (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Magno Pires explicou ainda a respeito do projeto de implantação de uma usina que visa tratar dos problemas ambientais do município de Picos, especificamente do lixão. “PRAD é um Programa de Recuperação de áreas degradadas, porque o lençol freático da cidade de Picos, próximo ao lixão, já está completamente contaminado e esse trabalho é para trazer uma usina de beneficiamento total do lixo para Picos e região. Essa usina vai contemplar, depois, os municípios da região de Picos, aproximadamente quatrocentas mil pessoas, aí vamos eliminar essa contaminação”, afirmou.

Secretária de Meio Ambiente, Maria do Bom Sucesso Marques e o diretor geral da IAEPI

A implantação da usina está avaliada em dezoito milhões de reais, e visa ofertar oitenta empregos diretos e oitenta de forma indireta. A previsão de iniciar os trabalhos é de dezoito meses.

 

Fonte: CCOM

Facebook