O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, se reuniu na manhã desta segunda-feira (30) com os comandantes das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e com o delegado gera da Polícia Civil.
O objetivo do encontro é traçar estratégias que visam conter a criminalidade em Teresina após onda de homicídios registrada nos últimos dias.
A pasta tem promovido reuniões semanais com os comandantes das forças de segurança para identificar o perfil das vítimas e encontrar uma solução para o crescente número de mortes.
Uma das estratégias antecipadas pelo secretário será a utilização mais intensiva da inteligência no combate a esses grupos criminosos.
“Infelizmente existe uma guerra sendo travada entre crimes organizados. Vamos fazer um trabalho intensivo. Principalmente utilizando a inteligência”, destacou Chico Lucas.
“A maioria dessas vítimas, geralmente são pessoas já acusadas de homicídios, tráfico de drogas e elas acabam tendo essa consequência na vida delas. Não que queiramos justificar nenhuma morte, mas o que temos percebido é que as pessoas que estão sendo mortas respondem direta ou indiretamente a crimes como tráfico de drogas, homicídios, e roubo e furto de equipamentos de eletrônicos ou veículos automotores”, analisou o secretário.
Sobre a quantidade de homicídios em Teresina e no Piaui, o comandante geral da PM, coronel Scheivann Lopes, destacou ao Cidadeverde.com que a maior parte dos casos envolvem pessoas ligadas ao mundo do crime.
“Mais de 90% das pessoas que tem essas mortes violentas intencionais infelizmente tem envolvimento com o mundo do crime. Fica o alerta aos jovens. É um mundo, sobretudo do tráfico de drogas, sem volta que só tem dois destinos: pagar com a vida ou ser encarcerado. Não é um bom negócio enveredar por esse mundo da criminalidade”, destacou o comandante da PM.
Para barrar o crescimento da criminalidade, o comandante da PM afirmou que a reunião tem integrado as forças de segurança do Piaui.
“Estamos alinhando sistemas, estratégias, táticas, metas. E semanalmente vamos nos reunir para tratar sobre o cumprimento dessas metas. Estamos integrando os nossos efetivos por áreas afins. Setor de tecnologia, de gestão estratégia, capacitação. Ideia é sempre termos nossos profissionais alinhados para desenvolver sistemas em conjunto para que ações sejam pautadas de forma integrada no combate à criminalidade, completou o coronel Scheivann Lopes.
Participam da reunião com o secretário o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, o delegado geral, Luccy Keiko, e delegado Matheus Zanatta, Superintendente de Operações da SPP, e o delegado Anchieta Nery, do departamento de Inteligência.
Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com