A Câmara Municipal de Bocaina realizou na tarde deste sábado (11), sessão ordinária onde tinha como pauta a eleição da nova mesa diretora. A sessão foi presidida pelo vereador José Marques Filho (Zé Filho), que antes de iniciar a eleição abriu o espaço para que as os candidatos pudessem fazer a inscrição de suas chapas.
Concorreram a presidência da Câmara os vereadores Eriberto Silva de Araújo pela oposição onde teve como 1º Vice-presidente o vereador José Airton Cipriano, 2º Vice-presidente o vereador Domingos Sávis de Macedo, 1º Secretário o vereador Luzimar Luís de Barros, 2º Secretário o vereador Anderson Rêgo Vieira, e pela situação o vereador Cleudo Nilton de Sousa que tinha como 1º - vice-presidente a vereadora Maria Goretti Barros, 2º Vice-presidente o vereador José Marques Filho, 1º Secretário o vereador Antônio Filho de Sousa.
O presidente abriu o espaço na tribuna para que os vereadores pudessem se pronunciar, onde a vereadora Goretti Barros, iniciou seu discurso parabenizando o vereador Zé Filho pela sua gestão frente ao Poder Legislativo durante o ano de 2022, e aproveitou para parabenizar também o novo presidente que seria eleito naquela sessão para comandar a Câmara no biênio 2023/2024, pois espera que ele zele pelas prerrogativas dos parlamentares e respeite o processo legislativo.
A vereadora também pediu apoio para a gestão do prefeito Erivelto Barros e do vice-prefeito Gilberto Filho durante esse ano, pois segundo ela, é preciso valorizar sempre o ser humano e a vida, pois para isso, deseja contar com o apoio do legislativo com o discernimento e a maturidade política de cada um parlamentar, já que os dois poderes devem caminhar lado a lado, frisou a vereadora.
Vereadora Goretti Barros
O vereador Cleudo Nilton ao usar a tribuna da Câmara, disse que aquela tarde era muito importante para todos, pois haveria um grande acontecimento que era justamente a eleição da nova mesa diretora, que irá comandar o Poder Legislativo pelos próximos dois anos.
Vereador Cleudo Nilton
Cleudo Nilton parabenizou o vereador Zé Filho pela condução dos trabalhos durante o ano passado com muita serenidade, que é uma de suas características como cidadão e como político, pois estar de parabéns pelo brilhante trabalho. “Hoje lanço meu nome como candidato a presidente desta casa, embora sabemos como são os embrolhos políticos que acontece em Bocaina, coisas características de uma cidade pequena, mas que me sinto muito orgulhoso e aproveito para pedir o voto de todos os vereadores, pois é um desejo meu de participar de forma mais efetiva nesta casa”, disse ele.
O vereador José Airton Cipriano (Zé Airton) que também usou a tribuna, disse que a casa passava por um processo eleitoral onde surgiram muitas especulações nos últimos dias em função da eleição, e confessa a população que tudo que ocorreu tem lhe deixado muito triste, por tudo que foi dito, pois considera que a casa estava sendo lesada naquele momento, falou.
Vereador Zé Airton
Segundo Zé Airton, todas as câmaras municipais já realizaram suas eleições e deram posse aos novos presidentes, e a Câmara de Bocaina até aquele momento ainda iria fazer a eleição, pois o regimento é muito antigo e por causa disso causa prejuízo, frisou.
O presidente Zé Filho iniciou sua fala agradecendo aos seus familiares e amigos pelo apoio, e contou um pouco de sua história como vereador, e disse que dirigiu a Câmara por quatro oportunidades sempre pautado no respeito ao próximo e procurou manter uma boa relação com todos, falou.
Vereador Zé Filho
Zé filho agradeceu ainda ao seu grupo político pelo apoio, aos colaboradores(as) da Câmara municipal como a secretária Lilene que por algumas vezes foi injustiçada sem merecer, a assessoria de imprensa e em especial ao seu genro Daniel que mesmo não sendo servidor do Poder Legislativo, mas foi uma pessoa fundamental durante o seu mandato, pois considera ter sido o seu braço direito durante todo esse período, e só tem gratidão por isso.
O vereador lembrou também do ex-secretário José Valter Correia, que foi um amigo durante mando seu anterior e que deixou um legado muito grande, pois sempre estava presente em todos os momentos, prestou a homenagem ao amigo.
Finalizando o seu discurso, Zé Filho falou que durante todos os seus mandatos como presidente da casa, disse que esse foi o mais difícil, pois em algumas vezes chegou até a ser desrespeitado como presidente do Poder Legislativo, mas aguentou e serviu também para conhecer melhor as pessoas com quem convive. “Quero aqui informar a todos que o regimento interno foi feito durante o exercício de 2005 a 2008, então não é tão velho assim, inclusive a presidente da época era a vereadora Luzinete Barros que teve como assessor jurídico o advogado Macedo Júnior, por isso estou apenas cumprindo o que determina ele só isso”, finalizou o vereador.
Cleudo Nilton e Eriberto Silva de Araújo
No final da sessão, o presidente realizou a eleição da mesa diretora, onde teve como vencedor a chapa do vereador Eriberto da Silva Araújo que obteve cinco votos, e em segundo lugar a chapa do vereador Cleudo Nilton que recebeu quatro votos.
Da Redação