Por Jailson Dias
O prefeito Valdenilson Dias Borges já assinou o termo de adesão ao “Programa Palavra de Criança”, desenvolvido em parceria entre o Selo UNICEF e o governo do estado do Piauí, com isso as escolas municipais que atendem crianças no “ciclo de alfabetização” – entre o 1° e o 3° ano do Ensino Fundamental – serão beneficiadas.
Em Santana do Piauí o programa será coordenado pelo professor e coordenador de Educação, Arnaldo Rocha. Ele informa que nesse momento está ocorrendo a montagem do plano que deverá ser apresentado à comunidade escolar após o feriado da Semana Santa. A primeira formação com os professores será realizada no próximo dia 20 de abril.
Arnaldo explica que o objetivo do programa é alfabetizar os alunos até o fim do 3° ano, assim, esse novo programa funcionará como um complemento ao “Projeto de Leitura”, já desenvolvido em Santana do Piauí. Seu foco, portanto, é a escrita, que será avaliada através da Provinha Brasil e de testes elaborados pelo instituo PróBem.
No ano de 2011 apenas 10 municípios piauienses haviam aderido ao “Palavra de Criança”, com o sucesso da iniciativa, mais 150 prefeituras tiveram a possibilidade de aderir, dentre elas Santana do Piauí.
Através do “Programa Palavra de Criança”, não apenas os alunos receberão acompanhamento, como também as suas famílias – pais e mães – que serão instruídos sobre como acompanhar o desempenho dos filhos na escola. “As famílias serão mobilizadas ao longo do ano através de oficinas com os pais”, explicou Arnaldo.
Na página oficial do Instituto ProBem consta explicações mais detalhadas sobre o “Palavra de Criança”: “um programa de alfabetização instituído pelo UNICEF em parceria com o Instituto ProBem, que em pouco mais de um ano de atuação em dez municípios do Piauí conseguiu mais de 80% de crianças alfabetizadas na idade certa. A parceria de sucesso terá continuidade garantida em novo convênio de cooperação, recebendo agora o apoio da Mont Blanc, multinacional que está ampliando suas ações de responsabilidade social.”
Dentre os objetivos do programa: “ajudar os municípios a organizar estratégias eficazes de alfabetização de crianças, colaborando para que alcancem a meta estipulada pelo Compromisso Todos pela Educação (MEC/PDE) de que todas as crianças até os 8 anos de idade estejam alfabetizadas.”
Fonte: Ascom