Familiares, amigos e a população em geral lotaram o Plenário Vereador José Marques de Sousa, na Câmara de Bocaina, em uma sessão de homenagens ao ex-vereador João Manoel de Barros Neto. O ato aconteceu na tarde desta terça-feira (21).
João Neto como era conhecido em vida, foi vereador entre 2009 e 2012.
Ele faleceu na segunda-feira (20), em Recife, no Pernambuco, onde estava em tratamento desde junho de 2021. Ele foi diagnosticado com leucemia monoblástica aguda, que é um tipo de câncer.
Durante a luta contra o câncer foram feitas campanhas de doação de medula óssea e rifas para ajudar no custeio do tratamento do mesmo.
A sessão foi aberta pelo vice-presidente da Câmara, José Airton Cipriano, que cumprimentou o público presente.
Logo em seguida, o vereador Zé Filho, ex-presidente da Casa, teceu elogios a João Neto e falou da trajetória do mesmo na política.
“Externar meus sentimento e votos de pesar à família. Sintam-se abraçados e cumprimentados por esse amigo. Bocaina perde, a Malhada perde e o Piauí perde um grande homem, um grande cidadão […] Bocaina amanhece mais pobre não por ter perdido qualquer tipo de recurso, mas pela perda de um cidadão que fazia tudo para que esse município prosperasse e crescesse”, destacou bastante emocionado ao falar de sua vivência na política com João Neto.
Domingo Sávis, parlamentar do município, em breve pronunciamento destacou a família de João Neto como tradicional e unida. Popularmente ´´e conhecida como “Família dos Mané”
“Sei da idoneidade e do respeito que ele tinha por mim e por minha família. Tenho certeza que o propósito de Deus para João Neto talvez seja dos melhores porque é o que ele merecia”, disse fazendo recomendações de conforto aos familiares.
O vereador Antônio Filho, logo em seguida, fez seu pronunciamento.
“A todos da família quero aqui deixar meus sentimentos. Em Bocaina perdemos um grande amigo, não só vereador, mas do povo de Bocaina. Bocaina está de luto com a perda desse amigo. Peço a Deus que tome de conta dele e dê conforto a toda família”, concluiu Tunico, como é conhecido.
O presidente da Câmara de Bocaina, Eriberto Silva, Beto, como é conhecido, também fez uso da palavra para prestar as últimas homenagens “a um cidadão de bem que partiu cedo. João Neto foi vereador, amigo de todos que prestou relevantes serviços ao nosso município. Deixo aqui meu abraço a todos os familiares”.
O vereador Cleudo Nilton relatou que João Neto foi seu coordenador de campanha, fato que culminou na vitória nas urnas.
“Se hoje estou aqui como representante desse município devo sim ao trabalho de João Manoel de Barros Neto e muitos aqui são testemunhas do seu desempenho para com a minha pessoa. O céu realmente está em festa. Deus reivindicou um dos seus melhores filhos. Seria preciso um livro para podermos escrever aquilo que foi deixado de bom por João Manoel de Barros Neto, não só no município de Bocaina, como no estado do Piauí”, declarou emocionado.
O prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros, afirmou que o momento é um dos mais difíceis de sua vida.
“Nesse momento não é o prefeito Erivelto, e sim um cidadão bocainense que se despede de um irmão. Como será difícil meu amigo, a vida sem você! Como chegar em Teresina sem você estar me esperando? Como ir na Malhadinha Doce e não lembrar de você?”, disse falando de outros locais frequentados por ele e João Neto.
“Quantas gargalhadas e nem pelo menos um adeus”, acrescentou deixando suas condolências aos pais e familiares em geral. “A dor de vocês é a minha”, revelou. “Amigos são a família escolhida pelo coração, são elos de conexão pura e voluntária, cultivadas na gratidão do respeito, carinho, na dedicação, no amor e principalmente na convivência. A semente de amizade plantada por você cresceu e frutificou com seu exemplo de amigo, de homem, de pai, de filho, de irmão e de marido. Essa semente é uma árvore plantada em meu peito coberta de lembranças cheias de sorrisos, conceitos e muito companheirismo”, disse Erivelto agradecendo ao saudoso.
O vice-prefeito Gilberto Filho destacou que João Neto era considerado como um membro da família.
“Hoje é um dia triste para toda Bocaina. Amigo que é uma das boas e grandes heranças que recebi da amizade de meu pai Dr. Gilberto e toda família Mané. Me considero também parte, perdendo um ente querido, um familiar porque também fui criado boa parte da minha vida pela família Mané. Isso me traz muito orgulho e obrigação no sentido de prolongar a amizade que o João Manoel de Barros Neto criou ao longo da nossa vida”, falou o vice-prefeito.
E-vereador e ex-vice-prefeito, Teodorinho, ao usar a tribuna destacou o tamanho da perda que Bocaina sofre.
“Hoje sofremos aqui a dor da separação, mas tenho certeza que o céu hoje se abre com uma grande festa para receber nosso irmão João Neto”.
O ex-vereador Miguel, na tribuna fez suas saudações ao público e familiares.
“João Manoel de Barros Neto foi vereador no período que eu era presidente. Durante os quatro anos ele fez seu trabalho. Ele era dedicado, pensava no seu município, em melhorias para Bocaina e ele fez tudo que podia no decorrer de seu mandato”, destacou Miguel. “Ele sempre esteve na luta apoiando a Bocaina. Pelos seus atos aqui na terra ele será bem recebido no céu”, concluiu.
A irmã do saudoso, Rosanna Barros, agradeceu a Câmara de Vereadores, ao prefeito e vice-prefeito pela homenagem.
“João é da Malhada, é da Bocaina, e amava esse lugar. Ele aprendeu política como meus tios que nunca foram candidatos, mas no sentido de trabalhar pelo povo e pelo município. Lembro quando pequena indo para as carreatas com meu pai e meus tios, vendo a forma que eles gostavam de estar com o povo. João Neto foi crescendo com isso e esse sentimento só aumentava até que ele entrou para a política”, recordou. Ela ainda falou do comprometimento e assiduidade dele nas sessões da Câmara. “Que eu saiba até pelas nossas conversas durante os quatro anos ele esteve presente em todas”, disse.
Ao final das sessão de homenagens o padre Chiquinho conduziu a celebração de corpo presente, rogou bênçãos e pediu conforto de Deus aos familiares.
O corpo de João Neto seguiu para Teresina logo após a sessão fúnebre para ser velado na Avenida Miguel Rosa.
Sepultamento
João Neto será sepultado no cemitério da Ressurreição, em Teresina, na manhã desta quarta-feira (22). O sepultamento está previsto para 08h.
Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes a primeira-dama, Fernanda Rondon, o ex-prefeito Gilberto Barros e demais lideranças políticas.
Veja mais fotos da sessão
Fonte: Cidadesnanet