A Polícia Civil do Piauí cumpriu 11 mandados de prisão na manhã desta quarta-feira (08) durante os trabalhos da operação Atria, organizada pelo Governo Federal e que visa reforçar medidas no combate à violência contra a mulher.
Os mandados foram cumpridos em Teresina, Parnaíba, Corrente e Inhuma. As ações seguem até o final do dia e mais prisões podem ser realizadas.
Além dos mandados de prisão, também estão sendo realizadas verificações de denúncias e fiscalização de medidas protetivas de urgência.
A operação conta com apoio da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar.
A delegada Bruna Verena, diretora do Departamento de Proteção à Mulher, ressaltou a importância da ação e a representatividade do cumprimento dos mandatos no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A delegada ainda fez um apelo para que as vítimas procurem as autoridades para denunciar casos de violência.
"Todos os mandados de prisão que foram cumpridos foi porque a vítima foi até a delegacia, informou o que aconteceu e nos deu a oportunidade de finalizar com essa violência.Deixo um apelo para que as mulheres façam as denúncias, nas delegacias ou na rede de apoio, para denunciar e para que a gente não deixe essas violências acontecerem", destacou.
A delegada reforçou a necessidade das vítimas confiarem no trabalho da Polícia e denunciarem os agressores.
“A gente só consegue cessar essa violência, só consegue finalizar esse caso se eu pelo menos tiver essa iniciativa. A vítima precisa confiar no trabalho da Polícia, precisam ir até as delegacias, precisam ir até a rede de apoio”, frisou a delegada.
A operação
Atria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Considerando a posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher colocando-a em evidência e a retirando da condição de vítima.
Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com