O Colégio São Judas Tadeu de Picos promoveu nesta terça-feira, (11), a culminância do projeto de prevenção e combate ao bullying e à violência no ambiente escolar.
O projeto foi desenvolvido para os alunos do ensino fundamental I e II com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância de combater essa violência que pode afetar para sempre a vida de crianças e adolescentes.
Na oportunidade, foram apresentadas peças teatrais sobre o tema e, em seguida, realizada uma palestra sobre "inteligência emocional: como o bullying prejudica a comunidade escolar".
A palestra foi ministrada pelo psicopedagogo, Edson Josué Vieira de Sá, que é mentor da empresa Inovaty que atua em diversos municípios da macrorregião de Picos.
Em sua palestra, Edson Josué fez a aplicação de técnicas de inteligência emocional e reflexões de como o bullying acontece na vida dos jovens.
"Os melhores meios de combate ao bullying são a conscientização e o diálogo. Como: conversas dos pais e das mães com seus filhos e filhas, campanhas de conscientização nas escolas e diálogo dos profissionais da educação com os estudantes são as melhores formas para acabar com essa prática. Por isso, aqui fizemos diversos exercícios de conscientização com os jovens, pois quando identificamos o bullying, é necessário que se converse com as vítimas para oferecê-las apoio emocional, e também conversar com os agressores, a fim de descobrir o motivo das agressões e conscientizá-los dos danos que eles podem causar ao outro", afirma
De acordo com Aline Rayane da Silva, que é professora aplicadora da Escola da Inteligência e Socioemocional do São Judas Tadeu, os aspectos mais comuns do bullying são que:
"As vítimas mais comuns do bullying são pessoas que não se enquadram no padrão aceito como normal para a sociedade, que é repetido e intensificado dentro do universo adolescente. Características físicas, sociais e comportamentais são levadas em conta para produzir as agressões, que podem dar-se por conta da etnia, do peso, da altura, da condição socioeconômica, da orientação sexual, de problemas de fala e dicção, pela dificuldade de aprendizagem etc", informa.
Segundo Daniel Bonfim, que é o Diretor-Geral do São Judas Tadeu, a Escola está se dedicando intensamente no combate a quaisquer tipos de violência, "pois só conseguiremos mudar esse cenário se mudarmos de atitude. Temos que priorizar sempre o respeito e comportamentos positivos para que os exemplos bons se multipliquem. Nós enquanto cidadãos, pais, professores e familiares, devemos estar atentos aos sinais para orientar a procurar ajuda e denunciar. Devemos estar sempre unidos!”
Quais os sinais do Bullying?
1. Postura retraída ou isolada;
2. Desinteresse pelas tarefas escolares ou atividades em grupo;
3. Faltas frequentes as aulas;
4. Hematomas, arranhões ou cortes;
5. Insônia, queixa de dores, perda de apetite;
6. Pretextos para perder as aulas;
7. Mudanças repetinas de humor com explosões de raivas repentinas;
8. Entre outros.