Matéria / Educacao

Projeto de extensão do IFPI de Picos capacita alunos para elaboração de projetos sociais

Marcondes destaca que o projeto é importante para que as pessoas possam trabalhar com projetos sociais no contexto das políticas públicas

16/04/2023 | Redação
O professor Marcondes informou que o projeto possui duração de dois meses / (Foto: Jailson Dias / Boletim do Sertão)

Buscando sempre integrar e desenvolver a região, o IFPI – Campus de Picos está desenvolvendo o projeto de extensão: “Incubadora Social – Gestando Movimento e Potencializando Desenvolvimentos”.

Conforme o coordenador do projeto, Prof. Dr. Marcondes Brito da Costa, o projeto consiste em “capacitar os alunos dos cursos técnicos Administração, Eletrotécnica e Informática nos temas de elaboração de projetos, assessoria e consultoria nas áreas de projetos sociais”.

O professor informou que, ao final, “os aprendizes deverão ser capazes de empregar os conhecimentos, habilidades e atitudes na elaboração de projetos na área das políticas públicas, buscando a realização do resultado pretendidos nas dimensões econômico financeira, legal, ético, social e ambiental de cada projeto, entregando dois projetos para as comunidades circunvizinhas a cidade de Picos”.

O que significa que o retorno a comunidade é imediato a partir do que os estudantes aprenderem.

O professor Marcondes informou que o projeto possui duração de dois meses. Ele é voltado tanto para o público interno do IFPI: alunos do segundo e terceiro anos de administração, informática e eletrotécnica; quando para o público externo: associações de moradores, comunidades quilombolas e populações tradicionais.

Marcondes destaca que o projeto é importante para que as pessoas possam trabalhar com projetos sociais no contexto das políticas públicas. “Nunca na história do País, foram tão divulgados editais, licitações e verbas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através de projetos sustentáveis e com algum tipo de responsabilidade social”, relatou.

 

O coordenador

O professor Marcondes é cientista social, formado em 2005 pela UFPI, com mestrado em Políticas Públicas pela UFPI, concluído em 2011. Ele fez doutorado em Sociologia pela UECC, em 2021, com estagio doutoral no México, entre 2018 e 2019.

 

Fonte: Boletim do Sertão

Facebook