Na manhã desta terça-feira (18), em coletiva de imprensa, a Coordenadora do CadÚnico de Picos, Núbia Cristina, falou acerca das mudanças ocasionadas no Programa Bolsa Família e esclareceu a respeito do cancelamento do benefício.
A Coordenadora do CadÚnico de Picos, Núbia Cristina, explicou sobre o cancelamento. “O Governo Federal, ao assumir a nova gestão, através do sistema do Cadastro Único, passou dois meses analisando todos os cadastros a nível de Brasil, onde o maior problema que eles encontraram foi erro de cadastro em que as pessoas estão sozinhas. De agosto até dezembro, as pessoas saíram do cadastro dos seus responsáveis familiares e fizeram um cadastro sozinho, que está sendo chamado pelo Governo Federal, de cadastro unipessoal, onde a pessoa se cadastra e vem recebendo sozinho”, explicou.
Núbia Cristina ressaltou ainda que as pessoas que tiveram seu benefício cancelado devem se dirigir até o órgão responsável para justificar o motivo de estarem sozinhas no cadastro, uma vez que o Programa Bolsa Família prioriza o quadro familiar. “O governo está pedindo que essas pessoas vão até os CRAS e justifiquem o motivo de estarem sozinhas, porque ele pretende fazer essas averiguações até o final do ano, onde só vai deixar receber esse benefício o quadro família, pois deixou de ser Auxílio Brasil e passou a ser Bolsa Família, uma ajuda para o quadro familiar, que a prioridade é onde tem criança, gestante, idosos que não beneficiados por nada”, ressaltou.
Ainda de acordo com Núbia Cristina, as pessoas que tiveram seu benefício cancelado e que de fato estão em situação de pobreza ou extrema pobreza, devem se dirigir até o órgão para fazer uma atualização do cadastro, para que, assim, seu benefício seja retomado. Para isso, ela afirmou que o Governo Federal vai estar enviando aos municípios recursos financeiros para a formação de equipes para realizar a busca ativa dessas pessoas, para a confirmação ou não de que estão aptas a receberem o benefício.
Fonte: CCOM