Por: Dayanne Borges
Foi instituído em 2002, o dia Nacional da Prevenção a Hipertensão. A Secretaria Municipal de Saúde de Picos por meio de profissionais falam sobre cuidados e ações que a referida pasta realiza no intuito de prevenir e orientar os pacientes acerca dos riscos da hipertensão.
De acordo com o cardiologista e médico da UBS da Aerolândia, Gilmário França, o 26 de abril é um dia que ressalta a importância do diagnóstico da prevenção da hipertensão arterial. O médico conta que a doença acomete 30% da população adulta e esclarece: “A hipertensão quando não tratada pode resultar em outras doenças graves com complicações, então o diagnóstico é muito importante”, ressalta.
O Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo de Picos, Andreolly Mark, diz que a hipertensão se trata de uma doença silenciosa, por isso tem realizado debates e rodas de conversas para estimular a população a buscar prevenção ou tratamento. Ele conta ainda que orienta as enfermeiras a fazerem uma busca ativa de pacientes que não têm o hábito de frequentar a UBS.
“De acordo com o Ministério da Saúde, o município de Picos possui 20.970 mil hipertensos. Ao total são 36 UBS, 25 na zona urbana e 11 na zona rural que realizam atendimentos voltados para diagnosticar e tratar a hipertensão”, destacou.
Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo de Picos, Andreolly Mark (Foto: Maria Ivonete)
O médico cardiologista, Gilmário França, ainda faz um alerta a população: “O sal é o grande vilão da hipertensão. Eu sempre digo para os meus pacientes, o sal não está somente no saleiro, ele está em alimentos embutidos e nos enlatados. É muito importante reduzir as gorduras. Uma dieta saudável é a base de frutas e verduras, a prática de atividade física e o controle do peso diminui também o risco de doenças cardiovasculares”, pontuou o cardiologista.
Médico cardiologista, Gilmário França (Foto: Arquivo Pessoal)
Fonte: CCOM