Matéria / Festas e Eventos

Picos Cidade Junina vai reunir quadrilhas do Piauí e de outros estados do Nordeste

Os eventos acontecerão nos dias 02 e 03 de junho

12/05/2023 | Redação
O Picos Cidade Junina será gratuito para o público e conta com o apoio do Governo do Piauí, por meio da secretaria do Turismo / (Fotos: Ascom)

 

A cidade de Picos será palco de uma das celebrações mais populares do país: O Picos Cidade Junina, que acontecerá nos dias 02 e 03 de junho.

O evento também vai sediar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, que acontecerá pela primeira vez na cidade, reunindo quadrilhas juninas do Piauí e de outros estados nordestinos.

De acordo com a organização do evento, 16 quadrilhas piauienses e de mais 04 estados já confirmaram presença e vão disputar uma premiação total de 60 mil reais.

O Picos Cidade Junina será gratuito para o público e conta com o apoio do governo do estado, por meio da secretaria do Turismo.

 

O secretário da pasta, Pablo Santos, destaca a importância do evento, reforçando que ele faz parte de um projeto maior de desenvolvimento e fortalecimento do turismo, não apenas para a cidade de Picos, mas para toda a macrorregião, que conta com uma população de mais de meio milhão de habitantes e pode se tornar uma grande referência do turismo nas áreas de cultura, esporte, religiosidade e sustentabilidade.

“Queremos resgatar a tradição cultural nos municípios, valorizar nossas raízes e potencialidades turísticas e, principalmente, movimentar ainda mais a economia da nossa região. Picos tem um potencial fantástico em vários setores e o turismo cultural, esportivo, religioso e sustentável precisam ser destacados”, destaca Pablo Santos.

 

O espaço onde acontecerá o Picos Cidade Junina já está sendo montado e contará com duas arenas, uma com arquibancadas para o conforto daqueles que irão apreciar as apresentações culturais, e a segunda destinada para os shows.

“Estamos focados na organização desse evento e queremos agregar valor ao movimento junino de Picos, resgatando as manifestações culturais do município”, diz Leonardo Carlos, presidente da Associação Brincantes, parceira do evento. Outra parceira, afirma Leonardo, é a Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (FEQUAJUPI), que já mobilizou os grupos juninos de Picos e região para participarem do Festival.

Facebook