O prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, sancionou nesta segunda-feira, 15 de maio, sancionou a Lei Municipal nº 3238/2023, de autoria do executivo municipal e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, que garante o adicional de insalubridade de 20% sobre o salário base dos agentes comunitários de saúde.
Para o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, é uma categoria que merece ser valorizada, visto que, trabalha incansavelmente na prevenção da saúde pública.
“Uma conquista para os Agentes Comunitários de Saúde, uma categoria tão especial e que promove prevenção em saúde pública! Agora os 20% de insalubridade incidirão sobre o salário base e não mais sobre o salário mínimo como antes!”, frisou.
De acordo coma secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil de Medeiros, a gestão está aberta para o diálogo com todas as categorias. Segundo ela, os profissionais terão o aumento de 20% em cima do salário base.
“A Secretaria de Saúde sempre busca ter o diálogo e boa conversa com todas as categorias, e ficamos muito felizes com a sanção da lei, e os ACS vão ter o adicional de 20% de insalubridade em cima do salário base, e não do salário mínimo como era antes, então ficamos muito felizes, pois sabemos da importância dessa categoria para toda a saúde do município”, assegurou.
A presidente do SINDACSE, Josenilda Nunes, é uma grande conquistas para a categoria. Ela também agradeceu ao prefeito Gil Paraibano e a secretária Tatiane Gil por atender a demanda da classe.
“É com grande alegria, com grande expectativa que aguardávamos a sanção desse projeto, é um momento de alegria, de festejar. Agradecemos ao prefeito Gil Paraibano e a secretária de Saúde pela abertura com a categoria, o diálogo sempre presente e agradecemos por isso”, afirmou.
Estiveram presentes no momento da sanção o prefeito de Picos, Gil Paraibano; a secretária de Saúde, Tatiane Gil; o procurador-geral do município, Antônio Júnior; o deputado estadual Aldo Gil, além de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.
Fotos: Isael Pereira/ CCOM