Matéria / Cidades

Prefeitura de Picos firma acordo de cooperação técnica com IFPI para a implantação do programa EJA/EPT

A solenidade formalização do acordo aconteceu no auditório do IFPI em Teresina, com a participação da Secretária da SEME

26/06/2023 | Redação
Prefeitura de Picos firma acordo de cooperação técnica com IFPI para a implantação do programa EJA/EPT / Foto: CCOM

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, formalizou na manhã desta sexta-feira (23), um acordo de cooperação Técnica  com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), para o desenvolvimento do programa de Educação de Jovens e Adultos  Integrada à Educação Profissional (Programa EJA/EPT). A solenidade formalização do acordo aconteceu no auditório do IFPI em Teresina, e a Secretária Municipal de Educação de Picos, professora Noêmia Marques, representou o prefeito Gil Paraibano na assinatura do convênio.

A Parceria entre o município de Picos e o IFPI possibilita incentivar os interesses e os estudos dos alunos com o perfil da EJA, afim de contribuir na formação de cada um e ainda fomentar o mercado de trabalho local.

De acordo com a Secretária de Educação de Picos, professora Noêmia Marques, a educação profissional e tecnológica (EPT) tem a finalidade de preparar para o exercício de profissões, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade:

“Estou aqui neste evento muito bem organizado para representar nosso prefeito Gil Paraibano, que determinou que firmássemos esse convênio tão importante e que vai ser fundamental para a profissionalização técnica dos participantes do EJA. É de suma importância que a Educação de Jovens e Adultos tenha um currículo sintonizado com as necessidades do seu público, e a formação profissional vinculada à formação escolar do estudante diminuirá a distância entre o processo formativo e as exigências atuais do mundo do trabalho. Assim, toda sociedade ganha”, explicou a Secretária.

A EJA é a modalidade de estudo ideal para aqueles que não cursaram as fases da educação de modo regular, e a concomitância da EJA com a EPT deixa de ser um ponto final na formação das juventudes, e se torna uma etapa de um aprendizado profissional e atualização contínua.

FONTE: CCOM – Picos

Facebook