A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (24), sessão ordinário presidida pelo vereador e presidente, José Airton Cipriano (Zé Airton), e que teve como pauta um Projeto de Lei da prefeitura que Institui o Dia do Sanfoneiro no Município de Bocaina – Piauí, e dá outras providências; Uma Ementa Aditiva ao referido projeto citado estendendo o dia de outras culturas no município de Bocaina; a segunda votação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que solicitava “Modificar o § 5º do Art. 25º da Lei Orgânica do Município, dispondo sobre a regulamentação de nova data para Eleição da Mesa Diretora da Câmara para o 2º biênio”, e um requerimento onde solicitava ao presidente da Câmara Municipal em caráter de urgência que envie cópia do requerimento ao prefeito de Bocaina, solicitando informações a cerca da Lei Paulo Gustavo, e por último, o vereador Anderson rego enviou ofício para a casa onde solicitou sua licença do cargo de vereador pelo período de 120 dias.
O vereador Anderson Rego (Vei Dé – PT), falou sobre a importância que tinha todos os projetos que estavam em pauta, e que o mesmo votaria pela aprovação. O parlamentar mencionou o ofício que o mesmo apresentou, onde solicitou o seu afastamento da Câmara Municipal de Bocaina pelo período de 120 dias, dando lugar ao suplente de vereador José Francisco dos Santos.
Vereador Anderson Rego - Foto: AgoraED
Vei Dé disse que a ideia de se valorizar o dia do sanfoneiro no município de Bocaina, é bastante louvável, e que só engrandece a cultura popular regional em especial, aos artistas locais principalmente aqueles que foram os precursores dessa cultura nordestina na região.
O parlamentar lembrou, porém, que essa é uma lei federal que está sendo implantada em todos os municípios do país, e deu como referência a implantação dela no município de São João da Canabrava onde foi realizado um grande evento para celebrar o dia do sanfoneiro.
Finalizando, Vei Dé disse que estava deixando temporariamente a Câmara, mas que deixava em seu lugar uma pessoa competente e comprometida, e sabia que durante seu afastamento ele irá trabalhar em prol dos munícipes, pois como profissional, o mesmo já tem se dedicado aos bocainenses e como vereador poderá fazer ainda mais, disse ele.
O vereador Antônio Filho - (Tunico) também destacou a importância do projeto que cria o dia do sanfoneiro no município, bem como também a proposta do vereador Vando Sampaio que esteve essa data a outras culturas do município, pois segundo ele, só que irá ganhar com isso é a população do município.
Vereador Antônio Filho - (Tunico) - Foto: AgoraED
Tunico destacou ainda a posse do suplente de vereador José Francisco que estava bastante prestigiada, pois além de familiares e amigos, tinha muitos correligionários políticos, o que mostra que ele é uma pessoa bastante querida, e que ao longo do período o mesmo irá desempenhar um bom trabalho na Câmara Municipal, falou.
O vereador Cleudo Nilton em sua fala na tribuna fez dois destaques, o primeiro deles foi a presença das pessoas no plenário da Câmara, que é uma coisa que ele cobra muito, pois segundo o mesmo, a presença da população é uma forma de cobrar mais o trabalho dos vereadores enquanto legisladores, e o segundo destaque foi o projeto de lei apresentado instituindo o dia do sanfoneiro, pois de acordo com ele, a cidade de Bocaina já é bastante conhecida quando se trata de educação, pois não é atoa que o município se destaca quando se refere a medicina com uma grande quantidade de filhos da terra formados em diversas áreas da medicina, pontuou ele.
Vereador Cleudo Nilton - Foto: AgoraED
Cleudo Nilton também destacou alguns artistas locais que estavam presentes na sessão, bem como mencionou ainda vários outros que foram os grandes incentivadores para outros artistas mais jovens, e disse que tanto o projeto do executivo quanto a ementa do vereador Vando chegaram na hora certa na Câmara e que contará com o seu apoio, frisou.
O vereador Domingos Sávis desejou sucesso ao novo vereador José Francisco e aproveitou para destacar algumas atuações dele como por exemplo, a sua formação como professor e formador de opinião, além de ser uma pessoa muito bem relacionada no meio da sociedade bocainense e, que com certeza irá desempenhar um grande trabalho na Câmara Municipal pois conhece muito bem a sua capacidade e sabe que o mesmo irá dar conta do recado, frisou.
Vereador Domingos Sávis - Foto: AgoraED
Domingos também destacou os projetos que estavam em pauta para serem votados, e falou da importância que eles têm para a sociedade bocainense, em especial ao projeto de lei do executivo onde institui o dia do sanfoneiro no município, pois como é do conhecimento de todos, o baião e o forró no Nordeste estar para o nordestino assim como o Assaí estar para os paraenses, é uma cultura que estar impregnada na alma e por isso precisa ser muito bem valorizada, disse ele.
O parlamentar ainda destacou vários artistas da terra para demonstrar que a iniciativa do dia do sanfoneiro no município era válida, e fez referência ao maior artista de todos os tempos que foi o Luís Gonzaga o reio do baião, pois apesar de sua partida para a eternidade, ele continua sendo um sinônimo de forró no mundo inteiro, pois deixou vários legados, então tanto o projeto do executivo como o do vereador Vando Sampaio são importantes para a manutenção da cultura no município de Bocaina, frisou Domingos Sávis.
O vereador Vando Sampaio iniciou seu discurso parabenizando o governador do estado, Rafael Fonteles (PT), por ter nomeado 1,104 novos soldados da Polícia Militar onde tem como objetivo reforçar a segurança pública do Piauí, pois era um estado que estava na uti em relação segurança pública, e que agora ganha um novo folego e uma maior sensação de segurança para a população piauiense, frisou.
Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraED
Quanto ao projeto do executivo que cria o dia do sanfoneiro, o mesmo considera muito importante, pois outros municípios da região da instituíram essa data, então ficou feliz em ver que o município de Bocaina também teve a mesma preocupação, o que lhe fez elaborar também uma proposta inclusive estendendo essa mesma homenagem para outras categorias que também são merecedoras, mas que acima de tudo seja colocado no calendário de eventos do município para que não fique apenas no papel, justificou.
O vereador também defendeu o seu requerimento onde solicitava da prefeitura informações sobre acerca da Lei Paulo Gustavo, que autoriza o repasse de cerca de recursos federais a estados e municípios para o fomento de atividades culturais. O objetivo é atenuar os prejuízos acumulados por esse setor ao longo da pandemia.
“O nosso objetivo é saber se a prefeitura já se mobilizou para correr atrás desses recursos, uma vez que existe a possibilidade de ser transferido para o município de Bocaina mais de R$ 57 mil para serem investidos aqui, então é um recurso que pode ajudar na promoção cultural da cidade”, finalizou o vereador.
No final da sessão, o presidente Zé Airton colocou em votação todos os projetos de lei em pauta e o requerimento onde todos foram aprovados por unanimidade.
Presidente da Câmara, Zé Airton - Foto: AgoraED
Em seguida Zé Airton realizou a segunda sessão ordinária onde deu posse ao suplente de vereador José Francisco, e na ocasião todos os demais colegas de bancada desejaram sucesso ao mesmo.
Vereador José Francisco - Foto: AgoraED
Da Redação