A Secretaria de Cultura de Picos está se organizando e planejando a distribuição dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo.
O município teve o projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e foi contemplado com o montante de R$ 666.000,00 (seiscentos e sessenta seis reais) que será utilizado para custear e apoiar o setor afetado durante a pandemia.
O ativista cultural, Mano Chagas, destacou que o município buscou se adequar para atender aos critérios e participar de todas as etapas para que o recurso fosse aprovado e possa chegar diretamente aos artistas.
"Até agora é o maior recurso implementado na Cultura. Picos participou de todas as etapas e realizamos todo um trabalho para que estivéssemos adequados aos critérios e tivemos o projeto aprovado. Sabemos que existe toda uma população que vive da cultura e vamos agora buscar a implementação do edital, discutir com o setor jurídico e fazer com que esse dinheiro chegue na mão dos artistas", explicou Mano Chagas.
O assessor técnico da Secretaria de Cultura, Nícolas Carvalho, explicou que a pasta está realizando um mapeamento mediante cadastramento dos artistas.
"Através de um cadastramento estamos realizando um mapeamento dos artistas locais. A documentação exigida é uma foto 3x4, comprovante de residência, comprovação artística de 2020 para 2023, além de RG e CPF", frisou.
Em Picos, os artistas que tem procurado realizar o cadastramento estão ligados ao seguimento do artesanato e música.
Paula Monize
paulamonize@cidadeverde.com