A União Picoense de Escritores (UPE) está prestes a completar 24 anos de existência neste sábado, (amanhã), dia 29 de julho.
Fundada em 1999 pelo poeta Luis Edio Leal Costa e um grupo de poetas engajados, a entidade tem sido uma figura central na promoção da cultura local.
Para comemorar essa data significativa, a UPE realizará um encontro especial com seus membros residentes na cidade.
O evento terá como objetivo debater os próximos passos da entidade e eleger a nova diretoria para o biênio.
A celebração promete ser um momento de reflexão sobre as conquistas alcançadas até aqui e de projeção para o futuro, mantendo o compromisso de fortalecer a produção literária e artística na região.
A UPE convida todos os membros a participarem desse encontro festivo e importante para o cenário cultural de Picos.
História da União Picoense de Escritores (UPE)
Idealizada pelo poeta Luis Edio Leal Costa, a UPE - União Picoense de Escritores foi fundada em 29 de julho de 1999 por um grupo de poetas, a maioria deles participantes da primeira diretoria. No início, uniram-se em torno da ideia de publicar simultaneamente vários livros de poemas, movimento que, a princípio, se denominava "MANIFESTO DO ALHO". No entanto, à medida que as reuniões prosseguiam, o grupo foi diminuindo em número, mas suas ideias tornaram-se mais robustas. Surgiu, então, a necessidade de registrar a entidade para solicitar apoio, dando origem à UPE, uma entidade cultural sem fins lucrativos. Seu propósito é contribuir para o desenvolvimento cultural do Município, Estado e País, defender os direitos fundamentais dos escritores, zelar por seus interesses e priorizar as iniciativas que valorizem a produção do livro em todos os seus estágios.
A UPE, que teve seu surgimento no final dos anos 90 e sua maior atuação nos anos 2000, reduziu suas atividades, mas permanece viva e agora busca retomar sua atuação em meio às novas formas de comunicação, em tempos em que a leitura se torna cada vez mais difícil e dinâmica.
Atualmente, a UPE conta com mais de 40 membros e já realizou recitais de poesias, incentivou a publicação de diversos livros, incluindo uma antologia poética publicada em 2005, promoveu concursos de poesia, manteve colunas semanais nos jornais da cidade, participou de diversas feiras culturais nas escolas e executou projetos culturais notáveis. Dentre estes, destacam-se a "Cruzada Literária", que levava música e poesia para os alunos das escolas públicas, e o projeto "Poesia Ao Vivo", que semanalmente levava um poeta ao estúdio de rádio para declamar poemas.
Entre seus membros mais ilustres estão o engenheiro Luis Bernades de Lima, o cantor e poeta Manoel da Costa Moura, autor do hino de Picos, o cantor Adão Marinho e o ator e poeta Sávio Barão, todos já falecidos. Além disso, destacam-se os poetas mais atuantes, tais como Vilebaldo Nogueira Rocha, Eliane Madeira, Ana Maria Coutinho Feitosa, Olívia Rufino, Ronaldo Gomes, Edivan Araújo, Gabriel Ferreira, Alencar Neto, Douglas Nunes, Luiz Egito, Heraldo Santos, Marta Moraes, Tarcísio Coelho, Firmino Leal e Valentim Neto, entre outros.
Para obter mais informações sobre a entidade e a biografia de todos os membros, acesse as redes sociais da UPE.