A última atividade do Ônibus Lilás em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi realizada nessa quinta-feira, 27 de julho.
Cerca de 100 pessoas participaram da ação, promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), na comunidade de terreiro Mãe Carminha de Oxossi, no município de Picos.
Na oportunidade, foram oferecidos os seguintes serviços: roda de conversa sobre violência, atendimento psicológico, social e jurídico, emissão de RG e apoio da Assistência Social do município.
Ao longo dessa semana, a Sempi realizou ações em três comunidades quilombolas e uma comunidade de terreiro, de modo a dar protagonismo às mulheres negras, sobretudo as que vivem distantes dos centros urbanos e, por isso, têm mais dificuldade em acessar serviços públicos.
Cláudia Fernanda, da União Umbandista de Picos, ressaltou a importância da ação e da data.
“Traz consigo toda uma bagagem histórica e também há a homenagem a Tereza de Benguela. Não é dia somente de celebrar a nossa existência e a nossa cultura, mas também de reflexão”, disse a religiosa.
A nutricionista Marsâmi, que também participou da ação, enalteceu o trabalho da Sempi pela rota que foi definida em relação às comunidades escolhidas. “A ação dá visibilidade às pessoas que de fato precisam mais de assistência. O ônibus também tem feito uma rota muito específica em comunidades que são pouco acessíveis. Às vezes, pouco conhecidas por ser constituída de pessoas que realmente já passam por preconceito dentro da própria institucionalidade”, destacou a profissional.
Fonte: Governo do Piauí