Na manhã desta quarta-feira (18) a Comissão Pró – Selo de Santana do Piauí organizou uma reunião na Biblioteca Municipal com todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde: médicos, enfermeiras, nutricionista, agentes comunitárias de saúde, profissionais do setor administrativo. O objetivo era debater as ações voltadas para crianças e adolescentes, fazer uma avaliação geral do que já vem sendo oferecido desde o último fórum e intensificá-las. A articuladora da Comissão Pró – Selo, Clarete de Sousa Rabelo Leal, frisou a importância da participação de todos os funcionários e das Secretarias. “Todo mundo ajuda todo mundo”, comentou. Ela enfatizando a importância da interação entre os diversos setores da administração. Desde antes da sua primeira conquista da edição do Selo Unicef de 2008, Santana do Piauí já desenvolve ações específicas para o público entre 0 e 17 anos, no entanto, estas precisam de uma implementação constante.
Os profissionais da Saúde falaram sobre os desafios e problemas a serem solucionados, e todos enfatizaram a importância da conscientização da população, algo que já é feito durante as consultas médicas, atendimento das nutricionistas, e as importantes visitas das agentes comunitárias de saúde às residências. Muitos enfatizaram a importância das campanhas como forma de disseminar a informação sobre temas relevantes. Gravidez precoce, HIV/AIDS, gestão adequada do lixo, também estiveram entre os temas levantados. A primeira-dama Maria José Dias comentou sobre a existência do novo plano de coleta do lixo, que deverá ser posto em execução. “Já temos o aterro e a coleta é suficiente”, declarou, mas enfatizou que o novo plano é necessário e será posto em execução.
A reunião foi divida entre a discussão sobre o Plano de Ação e sobre o Formulário de Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, oportunidade em que os profissionais apontavam os programas que já são desenvolvidos.
Presente ao evento o médico Antônio Rocha deu algumas explicações sobre a transmissão do vírus HIV/AIDS, especialmente na hora do parto. Ele frisou que em Santana do Piauí não existe nenhuma pessoa soropositiva, ou seja, com o vírus da AIDS. Também foram discutidas ações realizadas nas escolas, como o programa de “Saúde Bucal” que a cada seis meses instrui as crianças sobre a forma correta de escovar os dentes, além da aplicação de flúor.
Ao final da reunião a articuladora da Comissão Pró – Selo de Santana do Piauí explicou que haverá agora a elaboração de um plano de ação para a realização
de duas grandes atividades públicas, dentre elas a “Semana do Bebê”, com data ainda a ser marcada.
Fonte: Ascom