Nos últimos dias cães têm sido alvos de maus-tratos no Povoado Gameleira dos Rodrigues, zona rural de Picos. Animais foram esfaqueados e outros vieram a óbito com suspeita de envenenamento.
Moradores em entrevista a TV Cidade Verde Picos relataram que os ataques aos cachorros ocorrem no período da noite, e que, até o momento não se tem informações sobre a autoria dos crimes contra os animais.
A aposentada, Helena Barbosa, teve o seu cachorro esfaqueado na última sexta-feira (04). O pet sofreu três perfurações profundas, mas sobreviveu ao ataque.
"Sexta-feira, por volta de 23h, escutamos o barulho do cachorro como se estivesse levando pauladas. Ele abriu a porta e viu o vulto da pessoa correndo. Quando foi 5h da manhã abrimos a porta e vimos o cachorro com três facadas e derramando muito sangue. Essa é a terceira que tentam fazer isso com o cachorro. Outra vez esfaquearam o olho do outro cachorro meu e esse ficou cego, é uma covardia!".
Quem também passou pela mesma situação é o agricultou, Luís Santos. Infelizmente os seus cães não tiveram a mesma sorte, dois morreram com suspeita de envenenamento.
"Esse já é o terceiro cachorro meu que é morto. Os outros dois morreram envenenados e a gente não tem a mínima ideia de quem faça isso com os animais", destacou.
Em entrevista a reportagem da TV Cidade Verde, o advogado Giovani Madeira (assessor jurídico da APAPI), explicou quais são as punições para as pessoas que cometerem crimes de maus-tratos ou assassinatos a animais:
"O crime está previsto no artigo 32 da lei nº 9.605 e a lei nº 14.064/2020 que torna o crime de maus-tratos inafiançável com pena de 02 a 05 anos de prisão e multas. A Lei 14.064/2020 aumentou o rigor e a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. Estamos à disposição da sociedade e da Policia Civil para colaborar com as investigações e contribuir no que for necessário para penalizarmos as pessoas responsáveis por esses atos de crueldade!".
Com informações do Portal Cidade Verde
Paula Monize (paulamonize@cidadeverde.com)